Protecção Civil alerta para perigo de incêndio nas próximas 48 horas

Aliada ao vento, a previsão de tempo quente mantém-se, condições propícias à ocorrência e propagação de incêndios florestais.

Foto
Daniel Rocha

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta, esta sexta-feira, para um risco muito elevado a máximo de incêndio para as próximas 48 horas na região Sul e regiões do interior Norte e Centro, área profundamente afectada pelo incêndio em Pedrógrão Grande, que deflagrou no sábado e que fez 64 mortos.

Aliada ao vento, a previsão de tempo quente mantém-se, condições propícias à ocorrência e propagação de incêndios florestais.

Para evitar a deflagração de incêndios, a Protecção Civil sugere medidas preventivas assinalando algumas interdições. Queimadas, fogueiras, uso de equipamentos de queima e combustão, e queimar matos cortados e sobrantes de exploração são algumas das proibições impostas pela ANPC.

É igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo em espaços florestais, assim como lançar balões com mecha acesa – medida já proibida nos festejos de São João – e qualquer tipo de foguetes.

As medidas preventivas estendem os cuidados à realização de trabalhos agrícolas e florestais. A Protecção Civil aconselha a manter a maquinaria agrícola limpa de óleos e poeiras, abastecendo os equipamentos longe da vegetação e a frio. A ANPC alerta ainda para quem manusear os equipamentos agrícolas ter precaução relativamente às faíscas que podem causar em contacto com algumas superfícies.

Considerando as altas temperaturas previstas para as próximas 48 horas, a Protecção Civil recomenda que a população evite ao máximo a exposição excessiva e directa ao sol, sobretudo por parte dos grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, pessoas de mobilidade reduzida e doentes crónicos.

A hidratação é um aspecto fulcral das recomendações das autoridades de saúde, que sugerem um aumento da ingestão de água, procurando ao máximo locais frescos, de forma a evitar ao máximo os efeitos negativos do calor.

Sugerir correcção
Comentar