Programa para jovens "nem-nem" tem 800 candidatos

Jovens que forem seleccionados terão bolsa de 700 euros para desenvolver projecto com vista à criação de emprego.

Foto
Programa destina-se a jovens que não estão a estudar nem a trabalhar Fabio Augusto

Cerca de 800 jovens, maioritariamente da Região Norte, candidataram-se ao programa Empreende Já, “tendo manifestado a intenção de desenvolver projectos centrados na economia social ou de criar empresas”, anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Educação.

Este programa, aprovado pelo anterior Governo, destina-se aos chamados jovem "nem-nem" (que não estão nem a estudar, nem a trabalhar) e visa sobretudo “a criação de postos de trabalho por e para jovens” naquela situação. Existem 630 bolsas de cerca de 700 euros mensais cada para serem distribuídas em duas fases.

Os jovens com candidaturas aprovadas terão um apoio de seis meses, por via da bolsa, e de tutorias com visa “à estrutura e sustentabilidade do projecto”, apresentado. Durante esse tempo terão ainda de frequentar 250 horas de formação.

As candidaturas serão analisadas por um júri constituído por representantes do Instituto Português do Desporto e da Juventude, promotor deste programa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Dos projectos vencedores serão posteriormente seleccionados 90, que tenham sido concebidos por jovens com registo de início de actividade ou certificado de constituição de empresa. Cada um destes projectos terá um apoio de 10.000 euros.

Sugerir correcção
Comentar