Previsão de chuva e vento forte no fim-de-semana

A Protecção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, sobretudo no Baixo Alentejo e Algarve.

Foto
Nelson Garrido/Arquivo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para um agravamento das condições meteorológicas durante o fim-de-semana, devido à chuva e vento nas regiões do Sul, sobretudo no Baixo Alentejo e Algarve.

Além da precipitação e do vento, a ANPC, com base em previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1200/1400 metros durante esta sexta-feira e a manhã de sábado.

Quanto à agitação marítima na costa ocidental, são esperadas ondas com quatro e cinco metros de altura até ao final da manhã de sábado, enquanto a agitação marítima na costa sul se ficará por ondas de dois a três metros, passando a três metros a partir da noite de sábado e até final da manhã de domingo.

A chuva será mais intensa a sul de Montejunto-Estrela, podendo ser pontualmente forte no Baixo Alentejo e Algarve a partir da manhã de sábado, prolongando-se durante a tarde de sábado e durante o dia de domingo.

São ainda esperadas rajadas de vento (até 40km/hora) de quadrante leste no litoral a sul do cabo Carvoeiro e até 50km/hora nas terras altas, por vezes com rajadas até 95km/hora, rodando para o quadrante sul no Algarve a partir da tarde de sábado, podendo existir a ocorrência pontual e localizada de "eventos extremos".

Face às condições meteorológicas anunciadas, a ANPC adverte para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Outros efeitos esperados são dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, possibilidade de queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos.

Como medidas preventivas para minimizar os eventuais efeitos do mau tempo, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, uma condução rodoviária defensiva (redução da velocidade e atenção aos lençóis de água), colocação de correntes de neve nas viaturas sempre que circular em locais com neve, especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e cuidado na circulação junto da orla costeira.

Outra recomendação vai no sentido de não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Sugerir correcção
Comentar