Presidente da República elogia resistência do jornalismo

Marcelo esteve presente na cerimónia de entrega aos Prémios Gazeta. Sibila Lind, jornalista do PÚBLICO, venceu o Prémio Revelação.

Foto
MIGUEL MANSO/Arquivo

O Presidente da República elogiou esta sexta-feira a resistência do jornalismo português numa conjuntura económica e financeira que descreveu como particularmente difícil para os meios de comunicação social clássicos.

"Sinto nesta reunião, nestes prémios, neste encontro, neste jantar, uma ideia, antes do mais, de resistência. Resistência, no bom sentido do termo", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de entrega dos Prémios Gazeta, cita a Lusa.

Entre os Prémios Gazeta 2015 está a jornalista do PÚBLICO Sibila Lind, vencedora do Prémio Revelação, com a reportagem vídeo Anatomia de uma Ópera.

“Durante um mês, a jovem jornalista acompanhou e descreveu, de forma rigorosa e apelativa, os bastidores e ensaios de uma ópera (The Rake's Progress, de Stravinsky, encenação de Rui Horta, e direcção musical de Joana Carneiro) que trata do amor, a perda e a loucura, “tão comuns –sublinha – na ópera como na vida”, dizia à data do anúncio da distinção o comunicado do júri. O design e desenvolvimento da página de Anatomia de Uma Ópera foi de Dinis Correia.

Já o Troféu Gazeta de Mérito 2015 foi atribuído a Vicente Jorge Silva, fundador e primeiro director do jornal PÚBLICO.

Foram também distinguidos Pepe Brix (Fotografia), Rita Colaço, da Antena 1 (Rádio); Catarina Santos, da Rádio Renascença (Multimédia); Ricardo J. Rodrigues, da revista Notícias Magazine (Imprensa) e Sofia Leite, da RTP (Televisão).

"É bom que haja quem resista, na defesa da liberdade, na defesa da democracia, na defesa da dignidade do estatuto do jornalista, na defesa da independência perante uma situação económica e financeira particularmente difícil no mundo dos meios de comunicação clássicos", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando que "há lugar para o jornalismo".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários