Praia da Costa de Caparica evacuada após descoberta de granada

Engenho explosivo encontrado num caixote do lixo junto à praia foi retirado ao início da tarde e não estava carregado.

Foto
A granada foi encontrada no parque de estacionamento da praia Vítor Cid

A GNR evacuou ao início da tarde deste sábado a Praia da Mata, na Costa de Caparica (Almada), por ter sido descoberta num caixote do lixo do parque de estacionamento junto ao areal “uma granada tipo morteiro”.

Contactado pelo PÚBLICO, o tenente-coronel Nortadas, do Comando Distrital de Setúbal da GNR, explicou que a evacuação da praia cumpriu "o protocolo de segurança obrigatório nestes casos”. “Teve de ser criado um perímetro de segurança”, explicou

O engenho explosivo acabou por ser retirado caixote do lixo pela Brigada de Minas e Armadilhas pelas 14h30.

Segundo a GNR, a brigada verificou que o engenho “não estava carregado”, ou seja, não tinha a carga explosiva.

Segundo disse ao PÚBLICO, uma banhista que estava na praia, pouco antes das 13h, os nadadores-salvadores que se deslocavam num carro de serviço começaram a pedir às pessoas para saírem da praia, informando que tinha sido descoberto um engenho explosivo.

Os banhistas, várias centenas, foram passando a palavra entre si e “aos poucos e sem pânico” muitos abandonaram a praia. Porém, alguns acabaram por ficar no areal.

Ainda segundo a mesma testemunha, junto ao parque de estacionamento a GNR informava também da existência de um engenho explosivo e pedia às pessoas para retirarem os carros. No parque, uma zona junto ao caixote do lixo encontrava-se isolada por fitas. A granada estava nesse caixote.

“Tudo decorreu com muita calma e sem pânico”, contou a mesma banhista, acrescentando, porém, que “muitos tiveram medo”.

No dia 28 de Agosto deste ano, a Praia da Mata foi notícia também notícia pelo facto de um incêndio ter destruído por completo o Bar da Ponte, que ficava junto ao areal.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários