Portugueses que tentam emagrecer acabam por recuperar 80% do peso perdido

Estudo da FMH mostra que as tentativas de perda de peso duram em média 44 semanas e se conseguem perdeu sete a oito quilos. Mas em cada dez quilos perdidos, há oito que são recuperados.

Foto
CARLA CARVALHO TOMAS / PUBLICO

Os portugueses que tentam emagrecer perdem em média sete a oito quilos, mas 80% do peso perdido é depois recuperado, segundo um novo estudo da Faculdade de Motricidade Humana feito com uma amostra representativa da população portuguesa.

Pedro Teixeira, professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), disse à agência Lusa que, em média, em cada dez quilos de peso perdidos pelos portugueses há oito quilos que são recuperados. As tentativas de perda de peso duram em média 44 semanas - menos de um ano - e alcança-se uma média de sete a oito quilos perdidos.

"Há muitas pessoas que conseguem perder peso mas a maioria tem dificuldades em mantê-lo ao longo do tempo", afirma Pedro Teixeira, para quem falta de motivação não é certamente o factor que explica o reganho de peso. Aliás, a motivação para perder peso ficou expressa num outro estudo, publicado há cerca de um ano, em que se conclui que 44% dos adultos em Portugal estavam activamente a perder peso, com as mulheres a exibirem a percentagem mais elevada (54%).

As explicações para as dificuldades em manter o peso que se perdeu podem ser diversas. Uma delas pode passar pelo uso de estratégias e métodos que não são sustentados no tempo, como o recurso a dietas demasiado agressivas ou a ausência de exercício físico. Por outro lado, o estilo de vida contemporâneo ajuda certamente a explicar o fenómeno de reganho de peso, como argumenta o investigador: "Vivemos num ambiente muito pressionante para o ganho de peso, é como estar a remar contra a corrente do rio. Há muita pressão para uma alimentação demasiado calórica e para passarmos muito tempo sentados."

Contudo, há histórias de sucesso, muitas delas reflectidas no Registo Nacional de Controlo do Peso, um banco de dados de adesão voluntária de pessoas que foram bem-sucedidas a perder peso em Portugal. Em média, os mais de 350 participantes nesse registo conseguiram perder 18 quilos durante 28 meses.

Esta é uma amostra selecionada de casos de sucesso na população portuguesa e que pode ajudar a compreender os factores que contribuem para a perda e manutenção de peso.

"Não há uma única receita para o sucesso. É sempre a própria pessoa que consegue encontrar a fórmula que melhor se adapta às suas preferências, ao seu quotidiano. Sabemos que existem vários perfis de sucesso. Cabe a cada um perceber o que é melhor no seu caso", refere Pedro Teixeira.

Mas há questões concretas comuns aos casos de sucesso de perda e de manutenção do peso, como a alimentação equilibrada e com um padrão regular e a capacidade de incluir a actividade física no dia-a-dia e não passar muitas horas a ver televisão. "É rara a pessoa que consegue manter peso com sucesso sem actividade física regular. Ronda apenas um por cento dos casos", adianta o investigador.

Actualmente, a Faculdade de Motricidade Humana está a testar as estratégias de manutenção da perda de peso com o recurso às tecnologias de informação, tentando compreender como sites ou aplicações informáticas e de telemóvel podem ser usadas ao serviço da melhoria da saúde.

Este estudo (NoHow), financiado pela Comissão Europeia, vai decorrer igualmente na Dinamarca e também no Reino Unido. Em Portugal, a FMH convida os portugueses que já empreenderam um processo de perda de peso ou estão a fazê-lo a integrarem, de forma gratuita, o estudo, beneficiando de avaliações periódicas que podem ajudar a investigação e contribuir para o controlo dos casos individuais.

Sugerir correcção
Comentar