Plenário do SEF não está a afectar voos no aeroporto de Lisboa

ANA garante normalidade na operação. Inspectores reuniram ao início da manhã, num período em que se concentram muitos viagens a partir da Portela.

Foto
PAULO PIMENTA/Arquivo

O plenário dos inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para analisar os problemas no sector não está a afectar os voos no aeroporto de Lisboa, adiantou à agência Lusa uma fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

"Os voos não estão a ser afectados pelo plenário. As companhias aéreas conseguiram reorganizar as coisas colocando alguns voos a chegar mais cedo e outros a chegar mais tarde", adiantou à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.

No domingo a ANA - Aeroportos de Portugal tinha dado conta de que estranhava a hora escolhida para a realização do plenário dos inspectores do SEF, marcado para esta segunda-feira entre as 06h00 e as 08h00, porque coincidia com o período em que eram mais necessários, e antecipava atrasos significativos no aeroporto de Lisboa.

Fonte oficial da ANA justificava com o facto de naquele horário chegarem e partirem a maior parte dos voos internacionais com passageiros que precisam de controlo de passaporte na fronteira, os chamados voos 'não Schengen'". Esta segunda-feira, em declarações à Lusa, o porta-voz da ANA garantiu que os voos não estão a ser afectados, nem foram registados quaisquer atrasos.

No domingo, o presidente do sindicato que representa os inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Acácio Pereira, confirmou à Lusa a realização do plenário a partir das 6h no aeroporto de Lisboa, justificando o horário com a mudança do turno da madrugada para o da manhã. Durante o plenário, os inspectores analisam a situação no sector, nomeadamente a falta de meios do SEF no aeroporto de Lisboa.

O sindicato que representa os inspectores do SEF realiza também esta segunda-feira uma reunião com a ministra da Administração Interna para discutir a falta de pessoal e de meios naquele serviço de segurança. A reunião foi pedida pelo Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), que há muito alerta para a falta de inspectores no SEF. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem actualmente 750 inspectores.

Sugerir correcção
Comentar