PJ revela que crimes informáticos aumentaram 69 por cento em 2004

Foto
Os crimes informáticos foram responsáveis por prejuízos na ordem dos quatro milhões de euros DR

Os crimes informáticos investigados pela Polícia Judiciária (PJ) em Portugal no ano passado aumentaram 69 por cento relativamente a 2003, um crescimento que as autoridades admitem manter-se este ano, foi hoje anunciado.

Durante uma conferência sobre pirataria informática, Baltazar Rodrigues, da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da PJ, explicou que este crescimento obrigou ao reforço dos meios humanos.

Entre os crimes referidos estão a devassa da vida privada - casos em que fotos íntimas são colocadas a circular na Internet - ou a pedofilia, explicou Baltazar Rodrigues

Acessos ilegais a redes e Internet, danos informáticos ou reenvio abusivo de informação são alguns dos delitos mais investigados pelas autoridades portuguesas.

Além dos crimes de maior dimensão, a PJ alertou para outros casos, como a falsificação de descodificadores de televisão por cabo ou cópia ilegal de discos CD ou DVD.

Os dados indicam que em 2004 os crimes informáticos foram responsáveis por prejuízos na ordem dos quatro milhões de euros, um número que Baltazar Rodrigues considera "elevado", tendo em conta a dimensão do país.

Na sua opinião, a criminalidade informática em Portugal está ao nível do que sucede no resto do mundo, embora talvez "potenciada pelo mau estado da economia" que leva pessoas a procurarem obter rendimentos indevidos neste sector.

Sugerir correcção
Comentar