PJ faz seis buscas em investigação internacional contra fraude

Inquérito com origem em Itália levou à detenção de seis pessoas em vários países europeus.

Foto
A investigação iniciou-se há cerca de um ano, em Itália AFP/MIGUEL MEDINA

A Polícia Judiciária (PJ) realizou nesta terça-feira seis buscas, incluindo a um escritório de advogados, em cooperação com as autoridades italianas que investigam uma organização criminosa internacional suspeita de branqueamento de capitais, fraude fiscal e insolvência dolosa.

Segundo as autoridades italianas, a nível europeu foram realizadas mais 43 buscas, todas em simultâneo, foram detidas seis pessoas em Itália e os bens e os valores apreendidos totalizam 11 milhões de euros, incluindo um hotel.

A Operação Barqueiro, coordenada pela Guardia di Finanza de Modena, Itália, foi desencadeada em simultâneo em vários países europeus, visando uma "associação criminosa internacional, com epicentro em Itália e ramificações na Albânia, Eslovénia, Espanha e Portugal".

Em Portugal, refere a PJ, foram efectuadas seis buscas — domiciliárias, não domiciliárias, a viaturas e a escritório de advogados — e bloqueadas diversas contas bancárias, tendo sido apreendida diversa documentação, material informático e uma viatura.

As buscas em território português ocorreram na madrugada de hoje, tendo nela participado 24 elementos da PJ, um procurador e um juiz de instrução criminal e ainda dois elementos da Guardia di Finanza de Modena.

A investigação iniciou-se há cerca de um ano em Itália, com o contributo do Eurojust, em articulação com o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

Sugerir correcção
Comentar