PGR esclarece: não foi marcado prazo final para a investigação a Sócrates

A Procuradoria-Geral da República refere que, até ao final de Abril, os investigadores têm de indicar um prazo para a conclusão da investigação da Operação Marquês.

Foto
LUSA/RICARDO GRAÇA

A decisão da procuradora-geral da República sobre o fim da investigação do caso Operação Marquês levantou dúvidas num primeiro momento e por isso a PGR sentiu necessidade de esclarecer neste sábado que "não fixou, de momento, prazo para o encerramento do inquérito e emissão do despacho final".

Num comunicado enviado às redacções, o gabinete de Joana Marques Vidal confirma a interpretação dada pelo PÚBLICO de que só em Abril haverá decisão sobre a data final para o fim da investigação. 

Assim, a PGR diz que o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, deverá "prestar informação sobre a evolução do inquérito até finais de Abril" e "nessa altura, e se esse for o caso, indicar o prazo que se mostre ainda necessário à conclusão dos trabalhos". E sempre nessa altura, "ponderar a adopção de medidas de gestão que se mostrem adequadas a que o prazo a definir seja cumprido".

Ou seja, a PGR considerou que "deveria ser atendido" o pedido do DCIAP de prorrogação do prazo, mas não fixando agora uma data final. 

Este comunicado acontece um dia depois de Joana Marques Vidal assinar o despacho que estende o prazo da investigação. Nesse despacho, tal como noticiado pelo PÚBLICO, a procuradora-geral deixa críticas à forma como tem sido conduzido o inquérito.

Sugerir correcção
Comentar