PGR confirma inquérito-crime a rapaz que ameaçou atirar cão pela janela

Comando Metropolitano da PSP informa que o cão não está com o jovem, que lhe foi retirado esta semana e entregue aos cuidados de uma associação.

Foto
O cão encontra-se aos cuidados de uma associação de apoio a animais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta sexta-feira ao PÚBLICO que foi aberto um inquérito-crime ao caso do jovem que se filmou a dar palmadas no seu cão e a pendurá-lo da janela do quarto – e que depois partilhou tudo nas redes sociais.

Depois de na quarta-feira a associação ANIMAL ter apresentado uma queixa-crime ao Ministério Público de Loures e ao Ministério Público de Lisboa contra o autor e protagonista das filmagens partilhadas no Facebook, a Procuradoria confirma que há investigações em curso.

Nesta sexta-feira, numa página no Facebook, que tem o nome do jovem, aparece esta mensagem: “Para avisar que o Ruka continua comigo, invejosos fdp deixem me em paz!” Mas o PÚBLICO contactou o Comando Metropolitano da PSP que garante que o cão não está com o jovem, que lhe foi retirado esta semana e entregue aos cuidados de uma associação de apoio aos animais, onde permanece. O perfil em causa do Facebook poderá ser falso, admite.

No vídeo que desencadeou a polémica, e que foi feito pelo jovem (que, de resto, tem sido ameaçado nas redes sociais), este refere-se ao seu cachorro como um “mete nojo”, agarra-o pelo pescoço, dá-lhe palmadas, fá-lo ganir e pendura-o da janela, ameaçando atirá-lo.

Na quarta-feira a associação ANIMAL, no contexto da queixa-crime, “requereu perícia e apreensão cautelar de cachorro utilizado” no vídeo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários