Pelo menos 50 desalojados pelo mau tempo no concelho de Paredes

Vento arrancou telhados e partiu vidros. Há casas, carros e fábricas danificados no concelho do distrito do Porto. Em Lisboa, na Ponte 25 de Abril a circulação foi condicionada e na Vasco da Gama foi recomendada a redução da velocidade.

Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Duas Igrejas Nelson Garrido
Fotogaleria
Duas Igrejas Nelson Garrido
Fotogaleria
Duas Igrejas Nelson Garrido
Fotogaleria
Duas Igrejas Nelson Garrido
Fotogaleria

Pelo menos 50 pessoas desalojadas,umas 60 casas afectadas,duas fábricas desfeitas, mais de 20 carros atingidos, c. É esse o balanço dos bombeiros sobre o mau tempo que afectou, na madrugada deste sábado, o concelho de Paredes, no distrito do Porto.

Os ventos fortes arrancaram árvores, lápides, telhas. Nalguns lugares o fornecimento de electricidade foi interrompido, disse o comandante dos bombeiros de Lordelo, Pedro Alves. “Penso que passou por aqui uma espécie de tornado." A vereadora Hermínia Moreira também fala num "mini-tornado, que deixou um rasto de destruição nas freguesias de Duas Igrejas, Vilela, Sabrosa e Lordelo".

Os repórteres do PÚBLICO confirmaram a gravidade dos estragos: uma igreja perdeu parte do telhado, no cemitério de Duas Igrejas foram movidas lápides, há carros com vidros partidos, árvores caídas, telhas espalhadas pelo chão e apartamentos com janelas com restos de vidro.

À hora do almoço, Pedro Alves dizia já que a situação estava "a ser normalizada". As 60 pessoas desalojadas estavam a ser acompanhadas pelos serviços municipais. Algumas não podiam pensar em regressar a casa. "Quatro ou cinco habitações ficaram completamente destruídas", explicou o comandante. E "não será fácil" recuperar muitas outras: perderam telhas, caixilharia, vidros.

A maior parte das pessoas foi já acolhida por familiares.  Por volta das 14h, a vereadora com o pelouro da protecção civil garantia existir apenas "duas ou três situações" em avaliação. Não tinham rectaguarda. "A câmara dispõe de alguns espaços que as podem acolher", esclareceu. "Não é tão confortável como ficar com familiares, mas é uma opção. Algumas pessoas são idosas e até podem ficar nalgum lar."

Os  prejuízos  ainda estão a ser avaliados. A autarquia já decidiu pedir ao Governo que declare estado de calamidade, de modo a ser accionado um fundo de emergência, adiantou Hermínia Moreira.

Às 15h ainda há zonas sem luz. Uma equipa tenta restabelecer o serviço.  Nas ruas, podem observar-se ainda postes de electricidade tombados em prestes a tombar.

Em Lisboa, na Ponte 25 de Abril, a faixa esquerda foi cortada durante a manhã de sábado nos dois sentidos, devido ao mau tempo e "vento muito forte", que obrigou motos e camiões a circular apenas em grupo, segundo fonte policial. Foi desaconselhada a circulação de pesados revestidos com lonas. Na outra travessia rodoviário do Tejo, a Ponte Vasco da Gama, foi recomendado que a velocidade máxima de circulação não ultrapassasse os 90 km/hora.

"As motas e os camiões estão a ser agrupados e não podem circular isoladamente para haver menos riscos. Isto porque se um camião ou uma mota atravessar a ponte sozinho há mais risco de poderem entre aspas voar", explicou à Lusa fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

Na cidade de Lisboa, o mau tempo provocou durante a manhã  22 inundações e a queda de pequenas estruturas, "sem gravidade". Caíram também revestimentos, cabos eléctricos e algumas árvores.

No distrito de Portalegre a chuva e vento fortes provocaram 11 quedas de árvores em vários concelhos e uma pequena inundação numa via e o deslizamento de um muro, informaram os bombeiros. "Todas estas situações ocorreram entre as 9h e as 10h", altura em que "choveu muito e havia vento forte", revelou à  Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.Segundo a mesma fonte, a situação meteorológica,"já melhorou", não tendo estas ocorrências, que estão a ser resolvidas pelos bombeiros, provocado danos materiais ou pessoais.

No distrito de Aveiro, onde, na sexta-feira, ocorreram inundações em Águeda e foi destruída uma ponte em Vilarinho, Cacia, não houve agravamento da situação durante a madrugada de sábado. “Mantém-se tudo igual”, disse ao PÚBLICO o Comando Distrital das Operações de Socorro.

Na sexta-feira, ocorreram derrocadas em Coimbra e a cidade de Águeda voltou a ter as ruas da baixa alagadas, com alguns moradores a ficarem retidos nas suas casas. A Protecção Civil, com a colaboração das Estradas de Portugal, removeu detritos que se acumulavam na Ponte do Vouga e dificultavam o escoamento das águas e aumentando o risco de inundação.

A força das águas e a acumulação de detritos destruíram, na madrugada de sexta-feira, a ponte de Vilarinho, em Cacia, que foi "levada pela enxurrada", segundo o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves. O autarca explicou, segundo a Lusa, que os serviços foram alertados para a situação na quinta-feira e que, quando chegaram ao local para intervir, na sexta, "a ponte já não estava lá".

"A enxurrada durante a noite levou a ponte. Tinha cerca de 80 metros e estão lá cerca de dez para contar a história, apenas um pedaço agarrado à margem sul. A água levou tudo", disse. De acordo com o presidente da câmara, a equipa municipal que foi ao local não foi a tempo de salvaguardar a ponte de acesso aos campos agrícolas.

A ponte de Vilarinho foi construída há cerca de 20 anos para facilitar o acesso de agricultores a campos na outra margem do rio Novo do Príncipe, um canal artificial aberto no século XIX para encurtar a distância do rio Vouga em direcção ao mar.

Na sexta-feira ocorreram também derrocadas em Gaia e Braga.

Caudal do Douro baixou

O caudal do rio Douro desceu cerca de um metro abaixo do cais da Régua durante a madrugada de sábado, mas a Protecção Civil mantém-se alerta devido à chuva que tem caído e poderá provocar um novo aumento do nível das águas. "Estamos neste momento com um cenário de cheia muito menos preocupante, se bem que, como choveu muito durante a noite estamos em alerta amarelo hidrológico", afirmou à Lusa Manuel Saraiva, responsável pela Proteção Civil Municipal de Peso da Régua.

A situação "será monitorizada e avaliada nas próximas 24 horas", até para ver se as albufeiras das barragens terão capacidade de encaixe do caudal do Douro, disse o responsável. Durante a manhã de sexta-feira o caudal do Douro galgou o cais fluvial da Régua, obrigando à retirada de bens dos dois estabelecimentos comerciais ali instalados, uma loja de artesanato e um bar.

Os meteorologistas prevêem mau tempo para este sábado, com chuva, vento forte e neve, e há 11 distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para ventos até 100 km/h, chuva intensa e neve nas terras altas.

A Marinha alertou para o agravamento do estado do mar na costa durante o fim-de-semana, prevendo-se, na costa Norte, ondas de cinco a sete metros. 

Em Vila Real e Viseu é esperada queda de neve acima dos 800 metros, o mesmo acontecendo nos distritos da Guarda e de Bragança, também sob aviso amarelo, entre as 00h e as 13h.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar