Pedro Neto é o novo director da Amnistia Internacional Portugal

Novo director-executivo foi escolhido entre uma centena de candidatos para suceder no cargo a Teresa Pina, que deixou as funções em Dezembro.

Foto
A AI celebra este ano 35 anos da presença em Portugal Patrícia Martins

A secção portuguesa da organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional (AI) anunciou nesta terça-feira a nomeação de Pedro A. Neto para o cargo de director-executivo.

"Ter o privilégio de servir uma organização como a Amnistia Internacional é uma honra enorme. O bom trabalho que aqui se desenvolve pode salvar vidas, pode construir um mundo onde as pessoas possam viver em paz, usufruindo dos direitos e deveres humanos que têm. É esse o foco", disse Pedro A. Neto, em comunicado da organização não-governamental (ONG) enviado à agência Lusa.

Pedro A. Neto, de 37 anos, foi presidente da organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) Orbis – Cooperação e Desenvolvimento, em Aveiro, em que realizou vários projectos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e no Brasil.

Desde 2004, desenvolveu várias missões de voluntariado no interior de Angola, num campo de refugiados do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e posteriormente em Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, na Amazónia e em Marrocos.

Licenciado em História, fez pós-graduações em Ciências da Educação, em Ciências Religiosas e em Direitos Humanos, sendo mestre em Gestão e Administração Pública. É doutorando em Políticas Públicas.

Um júri internacional da AI escolheu Pedro A. Neto de entre cerca de uma centena de candidatos para suceder no cargo a Teresa Pina, que deixou as funções em Dezembro.

A AI é um movimento global de sete milhões de pessoas, que luta para pôr fim a abusos de direitos humanos em todo o mundo. Em 2016, a organização celebra 55 anos de existência global e 35 anos da presença em Portugal.

 

 

Sugerir correcção
Comentar