Os tempos da escola em Portugal e no mundo

Foto

Férias de Verão
O ano escolar na Europa acaba em geral entre o fim de Maio e meados de Julho. E depois vem o descanso. As férias de Verão são mais compridas no grupo de países constituído por Portugal, Itália, Turquia e Lituânia (até 13 semanas ou mais) e mais curtas em algumas partes da Alemanha, onde a pausa de Verão ronda as seis semanas — o mesmo na Holanda, no Reino Unido, Liechtenstein e Suíça. A regra é esta: as férias de Verão são mais curtas em países onde a cultura é a de fazer várias pausas, mais ou menos longas, ao longo do ano escolar.

Carga horária
Portugal apresenta uma das maiores cargas horárias semanais nos primeiros anos de escolaridade, tendência aliás seguida nos países do sul (Itália, França e Espanha), mas também Irlanda e Singapura. Os países do Norte da Europa tendem a apresentar menor carga horária semanal.

Aulas por semana
Na maioria dos sistemas educativos considerados num estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de Outubro de 2014, as aulas distribuem-se por cinco dias, de segunda a sexta feira. Constituem excepção, no ensino primário, a França com quatro dias e meio e a Holanda, onde por norma também não existem actividades lectivas à quarta-feira à tarde. Na Itália e na Alemanha a semana lectiva pode ser de cinco ou de seis dias (entra pelo sábado adentro).

Ano lectivo
Em termos de número de dias estabelecidos para o ano lectivo, o cenário é este: um mínimo de pelo menos 175 dias em Espanha a um máximo de 220 na Coreia do Sul. Portugal terá em 2016/17 um período de até 170 dias, não muito longe está a Polónia (178) e na Irlanda (183). A Alemanha e a Finlândia registam 188 e 190 dias, respectivamente. Na Itália, Holanda e Singapura o mínimo de dias lectivos é 200 e esse é também o número mais frequente e na Dinamarca, onde não existe uma definição oficial dos dias do ano escolar.

FontesOs Tempos na Escola: estudo comparativo da carga horária em Portugal e noutros países, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Outubro de 2014; Organisation of school time in Europe, 2015/2016, Eurydice

Sugerir correcção
Comentar