Nuno Crato diz que “há muito a melhorar" nas escolas portuguesas

Ministro diz que dados dos rankings são divulgados para que cada comunidade local "perceba o que é que pode fazer para melhorar a sua escola".

Foto
Nuno Crato Daniel Rocha

O ministro da Educação disse à Lusa, em Paris, que ainda "há muito a melhorar nas escolas" portuguesas, quando questionado sobre os resultados do ranking das escolas, divulgados neste sábado.

"É evidente que há muito a melhorar nas nossas escolas ainda", declarou Nuno Crato.

No entanto, o ministro considerou que este é "um trabalho que não é só das escolas, nem do Ministério da Educação".

"É um trabalho que envolve todos. Envolve professores, envolve famílias, envolve apoio aos nossos jovens e envolve exigência da parte de todos", acrescentou.

"O que nós estamos interessados nos rankings é que as comunidades locais e que toda a sociedade portuguesa tenha acesso ao que se passa nas escolas e perceba como é que as escolas se estruturam", explicou o ministro.

"Nós não estamos propriamente interessados em discutir rankings no sentido em que esta escola passou à frente da outra, ou esta escola passou atrás da outra. Estamos interessados é em divulgar os dados, para que cada comunidade local, com base nesses dados, perceba o que é que pode fazer para melhorar a sua escola", explicou Nuno Crato, assegurando que o processo é feito com clareza.

"E fazemo-lo com total transparência, no sentido em que damos, não só os dados dos exames, como damos dados de enquadramento que permitem ver melhor o que se passa em relação às escolas", disse.

Nuno Crato falou à Lusa à margem do acordo, assinado neste sábado, entre Portugal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para o estabelecimento de um Centro Internacional em Lisboa, dedicado à formação avançada em ciências fundamentais, dentro do espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro da Educação e Ciência representou Portugal na 37.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco, que teve início a 5 de Novembro e termina no próximo dia 20, em Paris.

Leia mais no suplemento de 48 páginas sobre os Rankings com a edição impressa deste sábado.

Especial Rankings em http://www.publico.pt/ranking-das-escolas

- Ranking do 4.º ano
- Ranking do 6.º ano
- Ranking do 9.º ano
- Ranking do secundário


 

Sugerir correcção
Comentar