Dez agrupamentos de escolas passam a ter judo como actividade desportiva

Projecto “Judo na Escola” é lançado nesta terça-feira. Arranca em 10 agrupamentos. Objectivo é chegar a mais no futuro.

Foto
O projecto foi criado pela União Europeia de Judo com o objectivo de promover junto dos jovens em idade escolar a prática da modalidade Rui Gaudêncio

“Judo na Escola” é o projecto que vai começar a levar aos estabelecimentos de ensino a modalidade como actividade escolar. Vai ser lançado nesta terça-feira, na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Póvoa de Santa Iria. Começará por arrancar, já no próximo ano lectivo, em 10 agrupamentos de escolas, que foram seleccionados pela Direcção-Geral de Educação.

A apresentação conta com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Directora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo, Yana Dmitrieva.

O projecto foi criado pela União Europeia de Judo com o objectivo de promover junto dos jovens em idade escolar a prática da modalidade, independentemente da sua experiência ou habilidade, como forma de começarem uma actividade desportiva. A divulgação está a cargo da Federação Portuguesa de Judo, com a cooperação da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e da Direcção-Geral de Educação. O objectivo é chegar a mais escolas no futuro.

Através deste programa, “a Federação já realizou 10 acções de formação creditadas pelo país destinadas a professores de Educação Física e do Desporto Escolar”, lê-se em comunicado da Federação Portuguesa de Judo, com "o objectivo de incentivar a inclusão e a divulgação do Judo nas escolas". Duas das acções de formação, orientadas pelo mestre Patrick Roux e pelo professor José Mário Cachada, responsável nacional pelo projecto, foram realizadas em Odivelas e em Faro.

O presidente da Federação Portuguesa de Judo, José Manuel Costa e Oliveira, diz que “esta preparação está a ser muito bem conseguida uma vez que através dos mestres das várias regiões, bem como dos professores de educação física que já tiveram formação, cerca de 200 jovens serão preparados para a modalidade”.

O presidente disse ainda que esta é uma oportunidade de criar futuros campeões na modalidade. “Portugal aderiu de imediato a este projecto, bem como vários outros países, que sensibiliza os alunos e cria uma boa base de futuros campeões.”

Este ano realizaram-se os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, no Brasil, onde Portugal se fez representar com seis judocas. Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria dos -57kg. Foi a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica nesta modalidade.

O “Judo na Escola” é um “projecto desportivo, com um fundo educativo, através do qual as crianças e os jovens em idade escolar poderão usufruir da modalidade, em ambiente escolar, durante o seu período de actividades lectivas”, lê-se no site da Federação Portuguesa de Judo.

Já este ano, “em Mértola, cerca de 40 crianças e jovens em idade escolar, tiveram contacto com o 'Judo na Escola', através do projecto 'Escola em Férias', dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Mértola e que contou com a colaboração da Associação de Judo de Beja”, acrescenta a Federação.

Texto editado por Andreia Sanches

Sugerir correcção
Comentar