No desporto, os pais são muitas vezes um problema para os filhos

Gritam, insultam, tentam substituir-se aos treinadores. Há muitos pais que não resistem a estes comportamentos quando os filhos entram em campo.

Foto
Os maus comportamentos dos pais são mais notórios no futebol NFACTOS/Fernando Veludo

Há um problema na relação dos pais com o desporto dos filhos que pode tornar esta actividade muito “penalizadora” para as crianças e jovens que a praticam, alerta Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa.

O também investigador em áreas como o jogo e o desenvolvimento da criança fala em quatro perfis de pais. “Há os desinteressados, transportam os filhos mas não se envolvem. Há os moderados, com comportamentos correctos e visão adequada do que deve ser a prática desportiva. Há os excitados, que insultam os outros e tratam mal os filhos, a quem vêem como possível fonte de lucro. E por fim os fanáticos, que olham para as crianças como se de campeões de alto nível se tratasse, que hipotecam a sua própria vida em função desta actividade dos filhos e que entram frequentemente em conflito com os clubes.”

Também o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascenção, refere que existem, por parte de alguns pais, “comportamentos completamente desadequados e que são um péssimo exemplo”, mas recusa que esta seja uma postura generalizada. “É necessária uma maior formação no sentido de enfatizar que o resultado não é o mais importante, uma coisa que aliás não se ensina nas escolas”, defende.

“O maior problema são os pais que exercem uma pressão permanente sobre os filhos, que não percebem que estes precisam de espaço”, corrobora Pedro Mil-Homens, também professor da Faculdade de Motricidade Humana e ex-responsável pela Academia do Sporting, que concentra também as escolas dos mais novos. E estes são numerosos e encontram-se em todos os estratos sociais, descreve. “São pais que não tendo tido uma carreira desportiva projectam nos filhos o que gostavam de ter sido e não foram”, acrescenta.

Crianças retiradas de campo

E o que fazem estes pais? “Querem substituir-se aos treinadores, gritam instruções para dentro do campo. ‘Chuta, remata e por aí fora...’ O que só confunde as crianças”, descreve Rafael Martinho, treinador das escolas do Benfica. Também insultam treinadores, árbitros, equipas oponentes e no fim “cobram” aos filhos por não terem ganho ou feito o que eles disseram, diz Carlos Neto.

Todos coincidem no diagnóstico que este tipo de conduta se exacerba mais no futebol do que noutras modalidades, não só pelo impacto social destes desporto, mas também porque “muitos pais olham para os seus filhos como sendo potenciais jogadores profissionais”, descreve Pedro Mil-Homens.

Querem estar perto do campo, querem poder gritar lá para dentro e quando não o podem fazer começam por zangar-se. Foi o que sucedeu, relata, quando a Academia do Sporting mudou para Alcochete. “Comecei por dizer que não podiam assistir aos treinos, do mesmo modo que não assistem às aulas de Português ou de Matemática, mas tivemos de chegar a uma solução de compromisso: viam os treinos, mas ao longe.”

“Quando se trata de uma atitude persistente temos de lidar com ela de forma drástica”, diz Rafael Martinho, que já por mais de uma vez retirou crianças do campo porque os pais deles não paravam de gritar instruções. “É uma forma de mostrar que estão a proceder mal”, defende, acrescentando que já algumas vezes juntou os pais dos seus alunos (actualmente têm 12 anos) para tentar convencê-los de que “o mais importante não é ganhar, mas sim como se chega ao resultado final, o que tem a ver com o processo de aprendizagem”.

“Nas reuniões com pais, que fazíamos no Sporting, eles percebiam que havia comportamentos que não deviam adoptar, mas depois quando se passava à acção transformavam-se”, relata também Pedro Mil-Homens. “É muito importante que nos clubes exista alguém disponível para trabalhar com os pais”, defende.

“Quando em casa só se fala de vitórias, quando os pais adoptam um comportamento muito competitivo, o processo de aprendizagem morre”, alerta Rafael Martinho, admitindo que este é também um problema de alguns treinadores.

Carlos Neto defende, a propósito, que é preciso “actualizar a formação de treinadores” e mudar também o modo como os clubes encaram os seus praticantes mais novos, de forma a “humanizar a prática desportiva” e a não saltar etapas que podem comprometer o desempenho futuro e até a saúde das crianças e jovens.

Ensino articulado

“Fazer atletas a todo os custo só dá disparate”, refere, acrescentando que “há muitas crianças a sofrer porque são obrigadas a fazer desporto”, frequentemente em modalidades que são escolhidas pelos pais. E esta é uma das razões, acrescenta, porque existe também “abandono em larga escala da prática desportiva”.

Há uma articulação que não existe e que, para Carlos Neto, permitiria mudar o cenário da prática desportiva em Portugal: “Fomentar a educação física nas escolas e o desporto escolar; garantir boa formação desportiva nos clubes e boas condições para se ter um desporto de alta competição”, sendo que estas são etapas que se têm de percorrer. “Primeiro está a generalização e, só depois, a especialização”, defende, acrescentando que o papel dos pais para se garantir este equilíbrio é fundamental.

Pedro Mil-Homens chama a atenção para o facto de, no geral, “a competição infanto-juvenil ser uma cópia demasiado decalcada da organização desportiva dos mais velhos”. “Formar campeões começa com a criança a brincar na rua, só que estas deixaram de ter tempo para tal”, diz Carlos Neto.

Ambos frisam a necessidade de a prática desportiva não se sobrepor à escola. “Infelizmente há muitos desportistas de alto nível que não conseguiram sucesso escolar e isso é muito preocupante”, prossegue o professor.

O presidente da Confap lamenta que os jovens tenham de ser prejudicados nos resultados escolares por praticarem desporto, uma situação que atribui ao facto de a escola estar de costas voltadas para a realidade dos jovens que dedicam muito do seu tempo ao desporto. “Do mesmo modo que há um ensino articulado da música [onde os alunos são dispensados da frequência de algumas disciplinas para prosseguirem a sua educação musical] também deveria haver um ensino articulado do desporto”, defende.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários