Neurofisiologista é primeira mulher presidente na Federação Académica do Porto

Para aquela que foi a única concorrente à FAP, esta vitória é o resultado do movimento associativo que se está actualmente a viver, com cada vez mais mulheres a comandar as associações de estudantes no ensino superior.

A primeira presidente feminina da Federação Académica do Porto (FAP) foi eleita esta quarta-feira com a maioria dos votos das 23 associações de estudantes que pertencem à organização e diz estar convencida que vai ser "a primeira mulher de muitas" à frente da instituição.

"Estou muito feliz , foi um bom resultado. Das 23 associações federadas, houve dois votos nulos e um voto em branco. É uma nova etapa", disse Ana Luísa Pereira, de 24 anos, licenciada em neurofisiologia e actual mestranda em Gestão de Qualidade em Unidades de Saúde na Escola Superior de Tecnologia da Saúde.

Para aquela que foi a única concorrente à FAP, esta vitória é o resultado do movimento associativo que se está actualmente a viver, com cada vez mais mulheres a comandar as associações de estudantes no ensino superior, como na Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação, Faculdade de Desporto, Faculdade de Farmácia ou Escola Superior Tecnológica da Saúde do Porto.

"Estou orgulhosa por ser a primeira mulher presidente na curta história da FAP, mas estou convencida que serei a primeira de muitas", observa. Ana Luísa Pereira tem alguma experiência na FAP como tesoureira nos dois últimos mandatos e quer criar condições aos estudantes para complementarem a formação tradicional com soft skills, ou seja, que consigam desenvolver capacidades e competências mais transversais e que se apliquem na empregabilidade.

Na política educativa, diz querer "construir um plano de acção de estratégia política para maximizar os resultados da actividade política".

"No final de 2017 gostava de acabar com a ideia de que estudar não vale a pena", acrescenta Ana Luísa Pereira, reconhecendo que é importante "valorizar o ensino superior". A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos de gestão é na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro.

A FAP foi fundada em 1989 por Diogo Vasconcelos e é o órgão interlocutor da maior academia do país. Constituída por 27 associações, desta vez apenas puderam votar 23 associações, tendo duas dezenas sido favoráveis à eleição de Ana Luísa Pereira. A FAP representa os quatro subsistemas do ensino superior em Portugal: público, politécnico público, particular e cooperativo e concordatário.

 

Sugerir correcção
Comentar