Muitos utentes de Sintra e Amadora preferem tratar-se noutros hospitais

A possibilidade de escolha do hospital onde um doente vai ser tratado foi utilizada no ano passado por mais de 10% dos utentes.

Foto
Rui Gaudêncio

A possibilidade de escolha do hospital onde um doente vai ser tratado foi utilizada no ano passado por mais de 10% dos utentes referenciados para uma primeira consulta de especialidade pelo seu médico de família.

Mas há locais onde a percentagem de utentes que pede ao médico para ir a um hospital diferente daquele que fica na sua área de residência é bem mais elevada do que esta média.

É o caso dos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) da Amadora, de Sintra, do Oeste Sul e, no Norte, do Grande Porto II-Gondomar. Neste último mais de 20% dos utentes optam por um atendimento noutra unidade hospitalar. Nos agrupamentos de centros de saúde da Amadora e de Sintra a percentagem ascende a quase 30%. Do lado oposto, nos ACES da Cova da Beira e do Baixo Mondego, esta possibilidade quase não é utilizada (apenas 0,30 e 1,30%).

No relatório do acesso do Ministério da Saúde adianta-se que, entre 2016 e 2019, vão ser construídos cerca de oito dezenas de novos centros de saúde, de raiz ou remodelados. Deste total, 34 foram oficialmente lançados já ao longo do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar