Tinha 16 anos, feitos em Abril, o jovem baleado pela PSP do Porto

Morte de suspeito baleado pela PSP do Porto vai ser investigada. Aconteceu depois de alegada tentativa de assalto a um estabelecimento em Gondomar.

Foto
De acordo com a PSP, o suspeito foi de imediato transportado para o hospital, onde “lamentavelmente” acabou por morrer bruno lisita

O Ministério Público e a Inspecção-Geral da Administração Interna vão investigar a morte de um alegado assaltante, no Porto, na sequência de um disparo efectuado por agentes policiais, anunciou a Direcção Nacional da PSP. O jovem tinha 16 anos, feitos em Abril, confirmou ao PÚBLICO o oficial de dia do Comando Metropolitano do Porto.

Em comunicado, a PSP esclareceu que, cerca das 3h40 desta terça-feira, no Porto, agentes policiais abordaram quatro suspeitos que se deslocavam num carro furtado e que, minutos antes, teriam assaltado um estabelecimento em Gondomar.

“Nesta sequência, para se subtraírem à intervenção policial, os suspeitos colocaram-se em fuga, vindo a abalroar uma viatura policial, bem como um segundo veículo que estava no local, obrigando os agentes policiais, face ao risco para a sua integridade física, a efectuar disparos de arma de fogo, tendo sido atingido um dos ocupantes do veículo”, acrescenta a PSP.

O jovem atingido foi de imediato transportado para o hospital, onde “lamentavelmente” acabou por morrer, acrescenta a PSP no seu comunicado. Também “dois polícias que ficaram feridos em resultado da colisão” foram levados ao hospital.

A PSP afirma ainda ter detido um dos suspeitos, de 19 anos, no local, tendo os restantes dois conseguido fugir.

Ao PÚBLICO, o oficial de dia do Comando Metropolitano do Porto diz que o jovem que morreu não tinha historial de criminalidade registado pela polícia, ao contrário dos que escaparam, que serão conhecidos das autoridades.

“Para além da recuperação da viatura furtada, foram ainda apreendidos vários maços de tabaco e a máquina de venda automática, furtada do estabelecimento referido”, conclui.

De manhã, fonte da PSP do Porto tinha dito à Lusa que um homem tinha ficado gravemente ferido na sequência de um disparo efectuado pela polícia depois de a viatura em que seguia ter abalroado um carro policial e um outro estacionado, na zona de Campanhã, no Porto.

A mesma fonte referiu que a viatura em causa estava alegadamente relacionada com um assalto ocorrido “momentos antes” em Gondomar, distrito do Porto.

Sugerir correcção
Comentar