Morreu o historiador Oliveira Marques

Foto
A obra mais conhecida de Oliveira Marques é a sua História de Portugal DR

O historiador Oliveira Marques morreu ontem à noite, aos 73 anos de idade, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O corpo de Oliveira Marques vai estar em câmara ardente a partir das 13h00 de hoje, no Palácio Maçónico, no Bairro Alto, em Lisboa.

O historiador entrou para a Maçonaria em 1973, quando estava na clandestinidade, tendo sido grão-mestre adjunto entre 1984 e 1986.

Considerado um dos grandes especialistas da História da Idade Média Portuguesa, Oliveira Marques foi director da Biblioteca Nacional e presidiu à comissão instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A sua obra mais conhecida é a "História de Portugal", publicada em vários volumes e traduzida em diversas línguas.

Afastado durante as lutas académicas

António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques nasceu a 23 de Agosto de 1933 na freguesia de S. João do Estoril, em Cascais.

Em 1956, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde apresentou uma dissertação intitulada "A Sociedade em Portugal nos Séculos XII a XIV", tendo um ano depois iniciado funções como docente.

Completou o seu doutoramento em 1960, com a tese "Hansa e Portugal na Idade Média". Em 1962, devido à sua participação nas greves académicas contra o regime de Salazar, foi afastado das universidades portuguesas.

Entre 1965 e 1970, leccionou em várias universidades norte-americanas. O regresso ao ensino em Portugal só ocorreu depois do 25 de Abril de 1974.

Sugerir correcção
Comentar