Ministra admite medidas contra furto de armas em todas as polícias

Constança Urbano de Sousa aguarda inspecções em curso mas já admite "para todas as forças de segurança".

Foto
"Existem três processos em aberto, e um deles é extremamente importante", disse a governante Enric Vives-Rubio

A ministra da Administração Interna afirmou neste sábado que o furto de pistolas das instalações da direcção nacional da PSP "é grave" e admitiu que poderá ser necessário tomar medidas em todas as forças de segurança.

"O que aconteceu, naturalmente que é grave, não vou escamotear isso. Agora temos é de deixar correr esta inspecção, porque ela vai trazer seguramente mais resultados, poderemos aprender com as lições e tomar medidas que eu não excluo que tenham de ser estendidas à PSP e a todas as forças de segurança", referiu Constança Urbano de Sousa.

Falando na Póvoa de Lanhoso, à margem da inauguração das obras de remodelação do quartel da GNR local, a ministra adiantou que a inspecção aberta ao furto de armas no comando nacional da PSP estará concluída "em breve".

"Mal tenha conclusões, terei de tomar medidas", acrescentou, sublinhando que os resultados "são cruciais para perceber o que aconteceu" e evitar situações semelhantes.

Constança Urbano de Sousa sublinhou que há ainda em curso uma investigação pelo Ministério Público, relativa ao crime de furto, e processos disciplinares a dois agentes que já foram suspensos de funções.

"Existem três processos em aberto, e um deles é extremamente importante para aferir como foi possível [o furto] e tomar medidas para que no futuro não seja possível ou, pelo menos, a possibilidade seja muito minimizada", rematou a ministra.

Sugerir correcção
Comentar