Ministério manifestou abertura para incluir mais professores em permutas

Informação foi avançada pela Federação Nacional da Educação, após reunião com secretária de Estado.

Foto
Professores do quadro que concorreram na mobilidade interna podem também usufruir das permutas Fabio Augusto

O Ministério da Educação manifestou nesta quinta-feira abertura para que os professores dos quadros que tenham concorrido à mobilidade e não tenham conseguido a colocação pretendida possam recorrer ao regime de permutas.

A proposta foi defendida pela Federação Nacional da Educação (FNE) durante uma reunião com a tutela para negociar um novo regime de permutas, disse a dirigente sindical Lucinda Manuela, que participou no encontro.

Segundo esta dirigente, o documento que foi apresentado pelo Governo excluía do regime de permutas os docentes dos quadros que tivessem recorrido ao concurso de mobilidade interna para aproximação à residência e não tivessem conseguido a colocação pretendida.

"Pareceu-nos que houve abertura, não houve uma rejeição, pelo contrário, a senhora secretário de Estado [Alexandra Leitão] percebeu" os argumentos apresentados pela FNE, afirmou.

De fora, ficarão os professores contratados, lamentou a dirigente sindical: "Foi-nos dito de imediato que essa figura estatutária não se aplica a um professor contratado".

As permutas, explicou, são um recurso dos professores para obterem uma melhor colocação, normalmente para aproximação à residência.

O Ministério da Educação está nesta quinta-feira a reunir-se com os sindicatos de professores em Lisboa, para apresentar um projecto de portaria relativa ao regime de permutas. 

Sugerir correcção
Comentar