Ministério garante que todos os alunos realizarão as provas de aferição

Muitas escolas não tinham o material necessário, mas segundo secretário de Estado João Costa o problema estará ultrapassado.

Foto
A primeira leva das provas de aferição será realizada por alunos de sete anos Rui Gaudêncio

O secretário de Estado da Educação, João Costa, garantiu nesta quarta-feira que todos os alunos do 2.º ano de escolaridade realizarão as provas de aferição da área de Expressões, que se realizarão entre 2 e 9 de Maio.

A área de Expressões divide-se em duas componentes: Expressão Físico-Motora e Expressões Artísticas. Quando há dois meses foi conhecido o material que será necessário para realizar estas provas ficou-se a saber que muitas escolas do 1.º ciclo não o tinham. A situação terá sido ultrapassada tanto através de empréstimos entre escolas, como também pelo esforço desenvolvido pelas autarquias.

“Muitas câmaras empenharam-se em equipar as escolas do 1.º ciclo”, informou João Costa, durante um encontro com jornalistas, acrescentando que neste momento o Ministério da Educação “não tem informação de que haja alguma escola que não vá aplicar as provas”.

As provas de aferição não contam para a nota, mas a sua realização passou a ser obrigatória a partir deste ano lectivo. Cabe aos alunos do 2.º ano de escolaridade, que têm sete anos de idade, dar o pontapé de partida e com provas que são “inéditas”. “É a primeira vez que são aplicadas provas performativas, uma experiência que está também a suscitar interesse de outros países”, frisou João Costa.

Guiões distribuídos com antecedência

Estas provas práticas terão guiões de aplicação, que reúnem o conjunto de tarefas que os alunos devem realizar, esclareceu o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (Iave), Helder de Sousa. Haverá um guião para a prova de Expressão Física-Motora e seis para as Expressões Artísticas. Estes guiões serão distribuídos às escolas já nesta quinta-feira e não apenas no dia da prova como costuma ser habitual.

Segundo Helder de Sousa, esta antecipação destina-se a garantir a “equidade” entre alunos. Se não fosse assim, os estudantes que fizessem a prova no dia 2 seriam prejudicados em relação aos seus colegas que as farão nos dias seguintes e que já conheceriam o teor das tarefas que terão de realizar. Cada prova será analisada e “classificada em directo” por dois professores, anunciou Helder de Sousa.

Para João Costa, estas provas servirão também para se ter informações concretas sobre o modo como as escolas têm trabalhado a área de Expressões. “Esta área não tem sido muito trabalhada. Mas até agora só temos impressões sobre isso. A partir daqui vamos ter informações concretas”, disse.

Este é, aliás, uma das razões pelas quais as provas de aferição vão analisar várias áreas do currículo e não só Português e Matemática, como era a norma nos exames nacionais. Depois dos alunos do 2.º ano, seguem-se em Junho os do 5.º e 8.º. Os do 5.º vão realizar provas de História e Geografia e Matemática e Ciências Naturais. Os do 8.º fazem provas de Português e de Ciência e Físico-Química. Também pela primeira vez haverá provas que juntam no mesmo enunciado os conteúdos de mais do que uma disciplina.   

Sugerir correcção
Comentar