Ministério da Educação garante vagas na rede pública para alunos de cooperativa de Caminha

Cooperativa de ensino Ancorensis fechou portas.

Foto
As novas unidades escolares chegam a ter mais de quatro mil alunos paulo pimenta

O Ministério da Educação (ME) garantiu hoje que os alunos afectados pelo fecho da cooperativa de ensino Ancorensis, em Caminha, vão ter vagas no Agrupamento de Escolas Sidónio Pais", caso "seja essa a vontade dos encarregados de educação".

Em comunicado, o Ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues referiu "estar a acompanhar a situação de perto, através da Direcção de Serviços de Educação da Região Norte (DSRN), em articulação com o município, e que já se garantiu a existência de vagas na Escola Básica e Secundaria Sidónio Pais e Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora", incluídas naquele agrupamento, "para os alunos inscritos na instituição de ensino cooperativo".

A Ancorensis - Cooperativa de Ensino, a funcionar em Caminha desde 1 de Setembro de 1988, decidiu, na segunda-feira, em assembleia geral, "a cessação imediata da função de ensino e o despedimento colectivo de todos os 67 trabalhadores, por não ter direito a abrir novas turmas com contrato de associação.

Na nota hoje enviada, o ME adiantou que "os pedidos de transferência dos alunos vão ser monitorizados pela DSRN, que prestará todas as informações e ajuda necessária aos encarregados de educação dos alunos".

"As vagas nas escolas públicas estão garantidas, sendo este o elemento essencial para que os processos de transferência decorram com tranquilidade", frisou o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.

Sugerir correcção
Comentar