Meia centena manifesta-se na Póvoa de Varzim contra a realização de touradas na cidade

O dirigente do Bloco de Esquerda da cidade acredita que esta é “uma tradição forçada e que terá os dias contados”. No ano passado, a praça de touros local deixou de ser cedida gratuitamente para a realização de espectáculos.

Foto
Victor Pinto acredita que a transmissão dos espectáculos é um acto violento, sobretudo para as crianças Bruno Simões Castanheira/ARQUIVO

Cerca de meia centena de pessoas concentram-se nesta sexta-feira em frente à Praça de Touros da Póvoa de Varzim, para se manifestarem contra a realização de espectáculos tauromáquicos na cidade. A concentração, que teve vigilância policial, realizou-se momentos antes da realização de uma tourada no recinto, sem que se tenham registado, no entanto, quaisquer incidentes.

Victor Pinto, dirigente do núcleo da Póvoa de Varzim do Bloco de Esquerda e um dos responsáveis pela manifestação, considerou que a realização de touradas na cidade "é uma tradição forçada e que terá os dias contados".

"Associámo-nos a todos os cidadãos que pretendem acabar com este espectáculo de tortura na cidade e tentamos sensibilizar todos os portugueses de que a transmissão televisiva destes eventos na RTP, como hoje acontece, é um acto altamente violento, nomeadamente para as crianças", afirmou o bloquista.

Victor Pinto considerou que a medida tomada pela autarquia poveira, no ano passado, em deixar de ceder gratuitamente a praça de touros local para a realização de espectáculos tauromáquicos "foi um passo tomado na decisão certa", mas considerou existir, ainda, "um paradoxo".

"Ao cobrar dinheiro pelo aluguer do recinto, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acaba por estar lucrar com este espectáculo de tortura de animais, esperamos que esta situação seja corrigida", vincou o dirigente. Victor Pinto garantiu que este tipo de manifestações vai repetir-se nas próximas touradas que se realizaram na cidade: "Continuaremos nesta luta pois estamos convencidos que este tipo de espectáculo vai terminar", rematou.

Sugerir correcção
Comentar