Mau tempo causou um morto e estragos em todo o país

Um morto, dois feridos, quedas de árvores, pessoas desalojadas, deslizamentos de terras, derrocadas de muros e estradas cortadas. O mau tempo provocou estragos de norte a sul.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Um idoso de 85 morreu em Abrantes, Santarém, com um traumatismo craniano depois ter sido projectado contra o chão pelo portão de casa, impelido pela força do vento. Duas pessoas ficaram feridas após a queda de duas chaminés num prédio em Sintra. O telhado de uma casa em Santiago do Cacém foi arrancado pelo vento, deixando quatro pessoas desalojadas.

A Protecção Civil registou mais de 8100 ocorrências, entre inundações, quedas de estruturas e quedas de árvores (que foram mais de metade dos casos). Às 20h deste sábado, o grau de alerta passou de laranja para amarelo e, a partir da meia noite, as autoridades esperam um "regresso à normalidade", explicou o comandante operacional da Protecção Civil, José Manuel Moura, em declarações aos jornalistas. Para domingo, afirmou Moura, "não é expectável" que surjam situações fora do normal.

Barcelos
Um pónei foi apanhado na noite desta sexta-feira pelas cheias do rio Neiva, em Barcelos, ficando semi-submerso. O animal foi avistado este sábado pelas 8h, tendo sido resgatado por uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, pelo que poderá ter passado toda a noite na água.

O rio Neiva galgou as margens e invadiu as leiras contíguas, onde a água chegou a atingir mais de 1,5 metros de altura. À operação de salvamento – em que a dona do pónei participou – assistiram dezenas de curiosos.

Beja
 Em Santa Clara do Louredo duas viaturas ficaram danificadas, devido a quedas de árvores.

Coimbra
Na noite desta sexta-feira a queda de uma árvore em Coimbra atingiu três veículos ligeiros. Em Montemor-o-Velho também caiu uma árvore sobre a cabine de uma viatura pesada de mercadorias.

A chuva intensa e o vento forte provocaram ainda “pequenas inundações” que não atingiram edifícios e caíram “algumas estruturas mais frágeis” sem causar vítimas, narrou à agência Lusa fonte da Protecção Civil. Os Bombeiros Sapadores de Coimbra receberam “centenas” de pedidos de auxílio nestes dois dias, “principalmente relacionados “com quedas de árvores e inundações”, disse à Lusa fonte da corporação, adiantando que “não houve nenhuma situação grave”.

Segundo confirmação de fonte do Destacamento de Trânsito da GNR em Coimbra, várias estradas do distrito estiveram temporariamente cortadas ao trânsito ou com a circulação automóvel limitada, devido à queda de árvores e deslizamento de pedras ou terras. Os concelhos mais afectados são: Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Mira e Montemor-o-Velho.

Covilhã
As estradas no maciço central da serra da Estrela estão fechadas devido a um intenso nevão, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve nos Piornos. A estrada que atravessa a montanha entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida está encerrada. Às 8h, foram encerradas também as ligações a Manteigas e Loriga. "Está a nevar muito e há muito vento", descreveu a mesma fonte, durante o dia. No Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, a temperatura chegou aos zero graus.

Évora
Registaram-se quedas de árvores, inundações nos concelhos de Estremoz e Borba e quedas de estruturas também nestes dois concelhos.

Figueira da Foz
O mau tempo provocou a derrubada de parte do muro do topo sul do Estádio Municipal José Bento Pessoa. A parede que separa o estádio e a estrada, no topo norte do recinto, foi igualmntre afectada, tendo caído parte da estrutura. Uma vez que a bancada sul não tem sido aberta ao público, os danos não deverão colocar em causa o encontro de domingo entre a Naval 1.º de Maio e o Sporting de Braga B. A cidade foi também atingida por uma falha eléctrica.

Guarda
Só entre a meia-noite e as 12h tinha sido registada a queda de 24 árvores em São Romão, Manteigas, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Trancoso, Guarda, Gouveia, Vila Nova de Tazem, Fornos de Algodres, Gonçalo, Seia, Loriga e Pinhel, que não causaram danos.

A chuva provocou arrastamento de terras em Pinhel e São Romão, no concelho de Seia. Em Manteigas, “os ecopontos voaram com o vento”, narrou à agência Lusa fonte do CDOS local.

O coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil referiu a queda de duas árvores na cidade da Guarda, uma no recinto do Hospital Sousa Martins e outra no parque municipal, que também não causaram prejuízos. 

Leiria
O mau tempo no distrito de Leiria deixou quartéis de bombeiros sem comunicações via rádio e vários concelhos sem eletricidade,.

Lisboa
Várias ruas de Lisboa estiveram temporariamente encerradas para limpeza de árvores ou objectos caídos – sobretudo painéis publicitários – na via pública arrastados pelo vento forte, disse à agência Lusa fonte do comando metropolitano da PSP da cidade.

A situação de condicionamento mais longo verificou-se na Ponte 25 de Abril, onde a circulação de motociclos e veículos pesados esteve suspensa devido ao estado da via e às fortes rajadas de vento.

Na Avenida Gago Coutinho, o trânsito esteve suspenso para que as autoridades retirassem uma árvore caída, situação já resolvida, tal como aconteceu no túnel João XXI, em Lisboa.

“As ocorrências de árvores e materiais caídos nas vias foram bastantes, por toda a cidade, mas mais durante a madrugada, e trata-se de casos resolvidos rapidamente”, acrescentou a PSP.

Fonte da Polícia Municipal de Lisboa referiu que em Monsanto, no Campo Grande e na Rua Félix Correia também se registaram incidentes do mesmo tipo.

Desde as 18h00 desta sexta-feira, a Protecção Civil registou 522 ocorrências na região de Lisboa, à excepção da cidade. A maioria delas está relacionada com quedas de árvores e postes, como aconteceu em Vila Franca de Xira e Alenquer.

Peniche
Quarenta pessoas que viviam num acampamento comunitário foram realojadas, neste sábado de manhã, na Casa Municipal da Juventude. A medida de prevenção deveu-se aos ventos fortes que abalavam as estruturas frágeis daquele local, disse à agência Lusa o presidente da câmara de Peniche. Em Peniche, a barra do porto de pesca também encerrou, tendo sido proibida a entrada ou a saída de embarcações.

A estrada marginal norte esteve cortada até ao cabo Carvoeiro, mesmo no lado oeste da península, e esteve condicionada ao trânsito a estrada nacional entre Atouguia da Baleia e Ferrel.

Devido aos ventos fortes, as coberturas da Igreja de S. Pedro, de um hipermercado da cidade e dos armazéns dos Serviços Municipalizados ficaram parcialmente destruídas.

Ponte da Barca
Duas pessoas tiveram de ser realojadas depois de um deslizamento de terras que afectou a sua habitação, na freguesia de Castro, à 1h49 da madrugada deste sábado. “Houve necessidade de realojar as duas pessoas que ali residiam em habitações de familiares”, concretizou o comandante distrital de operações de socorro, Paulo Esteves, à agência Lusa.

Os bombeiros tiveram ainda de resgatar, com meios rodoviários pesados, duas pessoas que se encontravam num bar em Ponte de Lima e que foram surpreendidas pela subida das águas do rio Lima.

Foram encerradas ao trânsito automóvel as pontes românicas de Vilar de Mouros, em Caminha, e Estorãos, em Ponte de Lima, devido à subida das águas, respectivamente, dos rios Coura e Estorãos. A subida das águas do rio Vez levou ao corte da estrada municipal 505, em Sabadim, Arcos de Valdevez.

Santarém
Um homem, de 85 anos, morreu este sábado em Carreira do Mato, Abrantes, no distrito de Santarém, com um traumatismo craniano após ter sido projectado para o chão pela força do vento, confirmou a responsável pela Protecção Civil de Abrantes e presidente da autarquia local, Maria do Céu Albuquerque, à agência Lusa. “Ao ser projectado pelo portão de casa, impelido pela força do vento, o senhor caiu mal e bateu com a cabeça no chão, não reagindo às tentativas de reanimação”, explicou aquela responsável.

Uma árvore caiu em Almeirim e provocou o despiste de uma viatura pesada de mercadorias, mas, segundo o comandante Joaquim Chambel, “não houve qualquer vítima”.

Segundo a Protecção Civil de Santarém, duas pessoas, em diferentes locais, foram retiradas de casa por motivos de segurança, mas não há registo de desalojados.<_o3a_p>

No distrito registaram-se igualmente cortes de electricidade em várias localidades, sem afectar as comunicações dos bombeiros e da Protecção Civil. 

Setúbal
A comandante distrital de Bombeiros de Setúbal, Patrícia Gaspar, adiantou à Lusa que “no concelho de Santiago do Cacém o mau tempo deixou uma casa destelhada e quatro pessoas desalojadas, que, entretanto, já estão a ser apoiadas pelos serviços da Protecção Civil Municipal”.

Sintra
Dois jovens foram feridos pela queda de duas chaminés de um prédio em Agualva, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Pimentel. Ao início da tarde deste sábado o vento e a chuva fortes provocaram a queda das chaminés, tendo uma delas caído em cima de uma menina de 13 anos e de um rapaz de 18 anos. Ambos foram assistidos no local e um deles apresenta fracturas expostas. Posteriormente, foram transportados para o Hospital Santa Maria, em Lisboa.

O mercado da Praia das Maçãs foi encerrado pela Polícia Municipal por volta das 11h, depois de parte da cobertura ter ruído devido à chuva e aos ventos fortes. O vereador da câmara municipal responsável pela área dos mercados, Pedro Ventura, disse à agência Lusa que não se registaram vítimas e que o mercado vai ter protecção policial durante este sábado. “Agora resta-nos avançar com a obra de reposição da cobertura”, adiantou.

Em Sintra, o mau tempo afectou ainda parte da cobertura do mercado da Tapada das Mercês, mas com menor impacto do que aconteceu na Praia das Maçãs. O comandante da Protecção Civil de Lisboa, Elísio Oliveira, disse ao PÚBLICO que há visitantes no parque que estiveram presos na serra de Sintra, devido ao mau tempo, tendo sido acompanhados pelos bombeiros e pela Protecção Civil até terem sido reunidas as condições para poderem abandonar o local.

Vila Real
A chuva e o vento forte provocaram pequenas inundações em estradas, devido à subida de ribeiros e verificaram-se ainda algumas quedas de árvores e de ramos que não provocaram danos significativos, contou o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, à agência Lusa.

A mesma fonte adiantou que na Régua ocorreram dois deslizamentos de terras em zonas que já estavam a ser movimentadas com vista à instalação de vinhas e que, portanto, ainda não estavam devidamente estabilizadas. “Mas sem significado nem importância de maior, são situações com alguma normalidade”, frisou.

Caldas da Rainha
A cobertura da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro voou durante a manhã tendo os destroços ficado espalhados por todo o perímetro deste estabelecimento de ensino. Esta escola foi recentemente alvo de obras de requalificação da Parque Escolar num investimento superior a dez milhões de euros. A parte destruída tinha pouco mais de um ano.

Nazaré
A força das ondas destruiu o molhe norte do quebra-mar do porto de abrigo da Nazaré.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar