Marcelo sublinha importância de “levar comida a quem mais precisa”

Campanha dos bancos alimentares tem início neste sábado. Participam 43.000 voluntários. Mais de 400 mil portugueses recebem apoio.

Foto
Marcelo lembra que há “portugueses que precisam da generosidade dos outros portugueses" Paulo Pimenta

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou neste sábado, em comunicado, a importância do contributo e envolvimento na campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome, para “levar comida a quem mais precisa”.

“Este fim-de-semana, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade. A Campanha de Recolha de Alimentos, sob o mote ‘Partilhar sabe Bem’, reforça a importância do contributo e envolvimento de cada um de nós para levar comida a quem mais precisa”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, em comunicado divulgado no site da Presidência da República.

São mais de 426 mil as pessoas apoiadas, tratando-se, diz, de “portugueses que precisam da generosidade dos outros portugueses, neste que é também o Ano Nacional contra o Desperdício Alimentar”.

“Saúdo o trabalho dos milhares de voluntários envolvidos nesta campanha e deixo uma menção especial ao Banco Alimentar de Lisboa que celebra este ano 25 anos de existência”, concluiu.

Cerca de 43.000 voluntários vão neste fim-de-semana pedir aos portugueses que contribuam para a tradicional campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. É possível contribuir doando alimentos nos supermercados e hipermercados, mas também através de vales disponíveis nestes estabelecimento e nos postos de combustíveis entre este sábado e 5 de Junho e no portal de doação online www.alimentestaideia.net.

“O cenário de carência alimentar que afecta ainda muitos cidadãos e famílias continua a ser uma realidade, exigindo por isso a nossa atenção e uma resposta urgente de toda a sociedade civil. Não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está bem próxima de nós, embora por vezes não a possamos ver, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar à solidariedade, ao envolvimento e ao contributo de cada cidadão”, diz Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome,  também em comunicado.

No ano passado foram doadas, no total, mais de 27.700 toneladas de alimentos aos bancos alimentares do país; no ano anterior tinham sido perto de 29 mil.

Sugerir correcção
Comentar