Mar pode inundar zonas urbanas da Vagueira e da Caparica até 2100

Investigadores do projecto Change traçam cenários preocupantes sobre o avanço do mar na costa portuguesa. A investigadora Luísa Schmidt fala numa autêntica "bomba-relógio" no caso da Vagueira, em Aveiro.

Fotogaleria
Praia da Vagueira em 1958, quando era apenas uma praia de pescadores praticamente sem ocupação Projecto Change
Fotogaleria
Praia da Vagueira em 1967 Projecto Change
Fotogaleria
Praia da Vagueira em 1985 Projecto Change
Fotogaleria
Praia da Vagueira em 2006 - é visível o aumento da construção junto à linha de costa Projecto Change
Fotogaleria
O areal da Vagueira, na faixa a vermelho, está condenado a desaparecer já em 2025. Em caso de preia-mar, as ondas deverão galgar o paredão da Vagueira, como assinala a linha a verde Projecto Change
Fotogaleria
Até 2100, as marés-vivas poderão inundar toda a Vagueira. No cenário mais gravoso, a água inunda uma cota de 4,1 metros Projecto Change
Fotogaleria
Na Costa da Caparica, as setas verdes representam o ponto em que o mar galga o paredão. Na zona a vermelho, assinala-se o avanço das ondas sobre o areal até 2050 Projecto Change
Fotogaleria
Basta o mar tocar na cota dos três metros e a água inundará a aldeia da Cova do Vapor Projecto Change
Fotogaleria
Cenário projectado para Quarteira até 2050: as ondas deverão galgar a primeira linha de costa Projecto Change
Fotogaleria
Marina de Vilamoura poderá ser atingida pela subida do nível do mar, basta que a água chegue à cota dos 3,7 metros Projecto Change

Se o nível do mar subir um metro até 2100, como admitem os cientistas, as zonas actualmente urbanizadas nas praias da Vagueira, em Vagos (Aveiro), e da Costa da Caparica, Almada, vão ficar inundadas. O mesmo acontecerá, ainda que com menos gravidade, em Quarteira, Loulé. Mas segundo os mapas de vulnerabilidade elaborados por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL) para o projecto Change, não é preciso esperar tanto para ver as ondas chegarem às casas.

No troço de costa Barra-Vagueira, que é o mais problemático a nível nacional e um dos mais preocupantes da Europa em termos de inundações costeiras, o mar pode avançar terra dentro ao longo de 11,6 metros já em 2025 e inundar as zonas na cota dos 2,5 metros. Isto sem contar com o agravamento da erosão costeira, que nas últimas décadas se acentuou – só entre 1973 e 1996, a linha de costa recuou 200 metros a sul da Vagueira, a zona mais crítica para o equilíbrio da Ria de Aveiro.

“Esta é uma ‘bomba-relógio’ e deve ser uma das prioridades nacionais”, defende Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da UL e coordenadora do projecto Change, apresentado nesta quarta-feira em Lisboa. Os investigadores analisaram os impactos sociais e ambientais das alterações climáticas em três zonas costeiras em Portugal: Barra-Vagueira, Costa da Caparica-Fonte da Telha e Quarteira-Vale do Lobo. “São zonas vulneráveis, muito expostas às alterações climáticas, e simultaneamente muito construídas, o que aumenta o risco”, explica Luísa Schmidt.

Segundo os mapas de susceptibilidade traçados pela equipa de Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, o areal da Vagueira está condenado a desaparecer se nada for feito. Em caso de tempestade, no período da preia-mar, a água vai galgar a primeira linha de costa com cada vez mais frequência. Em 2100, o mar pode avançar 14,9 metros sobre a terra, inundando a zona construída até à cota dos 4,1 metros – cerca de um metro acima da cota a que se encontra actualmente a urbanização e todos os equipamentos públicos.

A forte pressão urbanística na zona – entre 1970 e 2001, o número de alojamentos cresceu 244,2% – foi um dos factores que contribuíram para o agravamento da erosão costeira, concluem os investigadores envolvidos no projecto Change. Outros factores são, por exemplo, a construção de barragens a montante e de esporões, que condicionam o transporte de sedimentos e a alimentação da praia.

“É preciso perceber que na Vagueira não há uma generalização de construções ilegais, foram autorizadas pelo Estado”, ressalva o presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado (PSD). Ainda assim, o autarca admite “alguma preocupação” perante estes cenários, que vão servir para apoiar decisões futuras.

Na Caparica, as projecções mostram que o mar deverá galgar o cordão dunar desde a Cova do Vapor até à Fonte da Telha já em 2025, mas o perigo de inundação é maior em 2100. “Em qualquer um dos cenários, mais ou menos gravoso, há inundação até à cota dos 4,1 metros”, afirmou Gil Penha-Lopes, um dos autores dos mapas. Quando a água chegar à cota dos três metros, a aldeia da Cova do Vapor ficará submersa.

No Algarve, em Quarteira – onde o número de alojamentos cresceu 2274% entre 1960 e 2001 e continuou a aumentar até 2011 – basta que o mar chegue à cota dos 3,7 metros para atingir, por exemplo, a marina de Vilamoura.

O que fazer agora com estes cenários sobre a mesa? Primeiro é preciso tomar "medidas de emergência" que resolvam, no curto prazo, os problemas causados pelos temporais deste Inverno. "Mas ao mesmo tempo tem que haver um plano geral para o país, assente num pacto de regime que permita definir prioridades", acrescenta.

A investigadora defende a necessidade de "monitorizar todo o litoral e não apenas um quarto da costa”, como é actualmente feito pela Agência Portuguesa do Ambiente. É preciso também “repor a legalidade”, chamando à barra dos tribunais os responsáveis pelas construções ilegais no domínio público marítimo. E sublinha: "Temos que abandonar a política do adesivo e adoptar uma política séria de longo prazo para o litoral”, que recupere a Estratégia Nacional para a Gestão da Zona Costeira e o trabalho feito pelas extintas Administrações de Região Hidrográfica.

"Os ciclos curtos dos governos não podem hipotecar o futuro da nossa faixa costeira", defende a especialista em sociologia do ambiente, reforçando a necessidade de criar equipas multidisciplinares de "mediadores" independentes para fazer a ponte entre as instituições e as populações, que de uma forma geral não confiam no Estado para resolver os problemas do litoral.

Notícia corrigida às 10h44 de 03/04: no terceiro parágrafo, onde se lia "propriedades" deve ler-se "prioridades"

Sugerir correcção
Comentar