Mais de 350 operacionais combatem fogos

Cerca de 351 bombeiros combatem as chamas dos incêndios em curso no território nacional. Só em Portugal continental, a Protecção Civil regista 117 ocorrências.

Foto
PAULO PIMENTA / PUBLICO

Mais de 350 operacionais combatem incêndios em Portugal continental nesta sexta-feira. Dados disponíveis no site da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) indicam que estão em curso 104 fogos. O que mobiliza mais meios lavra no distrito de Leiria.

Em Vila Verde e Terras de Bouro (Braga) e Ponte da Barca (Viana do Castelo)  estão reunidos no combate às chamas 90 operacionais, apoiados por 29 veículos. 

No distrito de Leiria encontram-se ainda quatro fogos em curso, nas freguesias de Pousos, Barreiras e Cortes, Bombarral e Vele Covo, Maceira e Peniche. Estes mobilizam oito operacionais, apoiados por quatro meios terrestres. Já de madrugada, por volta das 2h30 foi dado como extinto um fogo no concelho da Marinha Grande que mobilizava ainda 70 operacionais e 23 veículos.

Em Viana do Castelo, no concelho de Ponte da Barca, freguesia de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil lavra desde a madrugada desta sexta-feira um fogo que está a ser combatido por 38 homens, apoiados de 12 veículos e um meio aéreo.

Está ainda em curso um fogo no concelho de Melgaço que deflagrou esta manhã por volta das 09h13 apoiado por 11 bombeiros e quatro veículos no combate às chamas.

Um incêndio em fase de resolução que lavra em Terras de Bouro (Braga), na freguesia de Rio Caldo desde a tarde de quinta-feira, conta com 34 homens, nove veículos e um meio aéreo. Ainda no distrito de Braga, na freguesia de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide está a ser combatido um incêndio em curso apoiado por 18 homens, apoiados por oito veículos.

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na passada quinta-feira na zona do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu na madrugada desta sexta-feira, afirmou à Lusa fonte da Protecção Civil. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo encontram-se no terreno 34 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Contactado pela Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio "tem uma frente activa, na freguesia de Ermida", que conta com o apoio de 38 operacionais e 12 veículos.

O responsável frisou ainda que "as chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona". De acordo com Jorge Gonçalves por volta das 07h foi accionado um meio aéreo para o combate a este incêndio.

Protecção Civil faz aviso à população 

No aviso à população emitido pela Protecção Civil na passada quarta-feira e que vigora até sábado, a entidade recorda que a lei proíbe queimadas e refere as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para temperaturas entre os 28 e os 30 graus na generalidade do território e vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

A Protecção Civil relembra que em situações de risco de incêndio superior ao nível muito elevado não é permitido fogueiras, queimar matos ou fumar em espaços florestais, sublinhado ainda alguns cuidados a ter nos trabalhos agrícolas e florestais, designadamente com o perigo de faíscas durante o manuseamento de máquinas.

A entidade "recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias”.

Sugerir correcção
Comentar