Mais acidentes e menos mortos na primeira fase da operação Hermes

Foram registadas, este fim de semana, quatro mortes e 11 feridos graves nas estradas portuguesas. De acordo com o balanço da GNR, estes números são inferiores aos registados o ano passado.

Foto
paulo ricca / PUBLICO

A GNR registou no passado fim de semana 623 acidentes de viação, mais do que no ano passado mas com menos mortos e menos feridos graves, segundo um balanço divulgado esta segunda-feira.

Ao todo, de sexta-feira a domingo, houve 623 acidentes, mais 93 do que no período homólogo do ano passado, com quatro mortos (menos três) e 11 feridos graves (menos 14).

A intensificação das acções de patrulhamento e apoio insere-se na operação Hermes - Viajar em Segurança e acontece na altura de verão, quando há um aumento do trânsito, quer por férias quer por outros eventos que acontecem neste período.

Nos três dias da primeira fase da operação Hermes, ainda de acordo com o balanço divulgado em comunicado, foram detidas 110 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool superior ao permitido, e mais 21 por falta de carta de condução.

E foram detectadas 3266 infrações, a maior parte (1500) por excesso de velocidade mas também por uso de telemóvel (101), por condução com excesso de álcool e por falta de cinto de segurança.

A segunda fase da operação Hermes decorre a meio do mês, de 14 a 16 de Julho e a terceira fase no final do mês, de 28 a 30. As outras três fases vão decorrer no mês de Agosto e no primeiro fim de semana de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar