MAI e Finanças assinam promoções de 684 elementos da GNR

Associação de Profissionais da Guarda tem manifestação marcada para 24 de Maio.

Foto
As promoções eram uma das principais exigências da Associação de Profissionais da Guarda Enric Vives-Rubio

O despacho de promoções para 684 elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi assinado nesta quarta-feira pela ministra da Administração Interna e pelo Ministério das Finanças, revelou fonte do Ministério da Administração Interna.

A maior fatia (139) vai para a promoção de cabo a cabo-chefe, estando também contempladas 17 promoções do posto de tenente-coronel a coronel.

Haverá ainda nove promoções de major a tenente-coronel, 17 de capitão a major, 34 de tenente a capitão, 12 de alferes a tenente, 26 de sargento-chefe a sargento-mor, 82 de sargento-ajudante a sargento-chefe, 94 de primeiro-sargento a sargento-ajudante, 54 de segundo sargento para primeiro sargento, 65 de cabo-chefe para cabo-mor e 135 de guarda principal para cabo por antiguidade.

A questão das promoções era uma das principais reivindicações da classe, tendo recentemente a Associação dos Profissionais da Guarda (APG GNR) anunciado para 24 de Maio a realização de uma manifestação em Lisboa para protestar contra o novo estatuto da GNR e exigir promoções que estão por concretizar.

A APG justificou que os militares da GNR exigem imediatamente promoções, uma vez que "estão demasiadas por concretizar" e "apenas uma percentagem vai ocorrer devido ao adiamento justificado por medidas de contenção orçamental", além de querem também o desbloqueamento dos índices remuneratórios. 

Sugerir correcção
Comentar