Lentidão da justiça preocupa novo vice do Conselho Superior da Magistratura

"Temos que aumentar sensivelmente a capacidade de resposta dos tribunais", defendeu Mário Belo Morgado, criticando cultura “demasiado burocrática” dos tribunais

Foto
Mário Belo Morgado (arquivo)

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, empossado em Lisboa esta terça-feira, aponta a morosidade dos tribunais como o principal problema do sistema de justiça.

Segundo Mário Belo Morgado, num sistema de justiça moderno e com qualidade não podem deixar de estar presentes "independência e imparcialidade, justa aplicação do direito e o funcionamento sem demoras injustificadas", sendo que, no seu entender, só os dois primeiros requisitos estão verificados.

"Temos que aumentar sensivelmente a capacidade de resposta dos tribunais", declarou o juiz conselheiro, observando que este problema não tem que ver com a "qualidade intrínseca dos magistrados", mas com uma cultura de pendor ainda "demasiado burocrático e formalista". Em sua opinião, existe uma "insuficiente observância dos mecanismos de simplificação processual" previstos na lei e um agendamento de diligências de acordo com critérios que nem sempre são os mais adequados.

Mário Belo Morgado criticou também a "desnecessária proliferação dos despachos anteriores ao julgamento e à sentença" como uma prática que provoca delongas processuais, multiplicando "exponencialmente" a actividade dos magistrados, dos funcionários judiciais e dos próprios advogados.

O novo vice-presidente deste órgão de gestão e disciplina dos juízes disse faltar a "necessária assertividade no exercício do poder de direcção dos julgamentos”. Falou também de “rotinas insuficiente enformadas pelos princípios da concentração da prova e da continuidade das audiências".

"Sentenças inutilmente extensas, com relatórios exaustivos e plenas de citações desnecessárias, mesmo em casos sem especial dificuldade, sendo certo que também no plano substantivo se repercutem negativamente os efeitos da muito antiga confusão existente entre a qualidade e a extensão das decisões", observou.

Nas suas palavras, este estado de coisas tem natureza sistémica e reconduz ao "imobilismo dos mecanismos de reprodução do modelo vigente", designadamente os tradicionais sistema de formação universitária e profissional, gestão dos tribunais e inspecção dos magistrados. Nos próximos anos o grande desafio é o da "recentragem da cultura judiciária", podendo o Conselho Superior da Magistratura funcionar como o "catalisador da mudança”.

Na cerimónia discursou também o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Henriques Gaspar, que salientou a importância da independência do Conselho Superior da Magistratura em relação aos outros poderes do Estado e da necessidade de os tribunais conquistarem diariamente a confiança dos cidadãos. Essa confiança, enfatizou Henriques Gaspar, "não é uma dádiva dos deuses" e "tem que ser conquistada todos os dias", para evitar o afastamento dos cidadãos.

Sugerir correcção
Comentar