Jovem do Boom Festival expeliu 45 “bolotas” de haxixe e vai a tribunal na terça-feira

Cidadão português de 23 anos esteve internado no Hospital de Castelo Branco.

O jovem oriundo do Boom Festival, em Idanha-a-Nova, que estava internado no Hospital de Castelo Branco, expeliu um total de 45 "bolotas" de haxixe e vai ser presente ao tribunal local na terça-feira.

Fonte da GNR de Castelo Branco disse nesta segunda-feira à agência Lusa, que o jovem, natural de Lisboa, vai ser presente a tribunal na terça-feira, às 10h.

"Trata-se de um cidadão português de 23 anos, natural de Lisboa. Confirma-se [um total] de 45 'bolotas' de haxixe [expelidas]", explicou o tenente-coronel Fernando Miranda.

Este responsável adiantou ainda à Lusa que o jovem vai ficar detido nas instalações da GNR de Castelo Branco e vai ser presente ao tribunal local na terça-feira.

No sábado, duas pessoas que estavam no Boom Festival, que decorre em Idanha-a-Nova desde quinta-feira, entraram em paragem cardiorrespiratória e acabaram por morrer durante o transporte para o Hospital de Castelo Branco, desconhecendo-se até ao momento as causas que estiveram na origem das duas mortes.

Segundo revelou ao PÚBLICO no domingo o tenente-coronel Fernando Miranda, da GNR de Castelo Branco, estes três homens não tinham qualquer ligação entre si.

O cidadão holandês, de 43 anos, e o chinês, com pouco mais de 30 anos, dirigiram-se “quase em simultâneo” ao hospital de campanha que a organização tem montado no recinto do festival, alegando mal-estar físico. Após uma primeira assistência médica foram chamadas viaturas de socorro para os transportar ao hospital. Os dois participantes acabaram por morrer durante o transporte entre Idanha-a-Nova e Castelo Branco, num percurso com cerca de 40 quilómetros, contou o tenente-coronel.

Já o cidadão português também pediu assistência na tenda de socorro e acabou por confessar ter ingerido as “bolotas” de haxixe, acabando por ser transportado ao hospital com vigilância da GNR local.

Em comunicado, a organização do Boom Festival revelou que os dois visitantes entraram em paragem cardio-respiratória.

"As vítimas foram prontamente assistidas pelas equipas médicas presentes em permanência no evento, tendo sido imediatamente acompanhadas ao hospital [Castelo Branco]", lê-se no documento.

A organização adianta ainda que foi informada de que ambas as vítimas não resistiram, "tendo falecido no hospital, sendo prematuro […] avançar com as causas de morte".

A organização do Boom Festival lamenta a morte dos dois visitantes e mostra-se disponível para prestar todo o apoio às famílias e às autoridades.

O Boom Festival, que decorre desde quinta-feira nos 150 hectares da Herdade da Granja, em Idanha-a-Nova, tem os mais de 33 mil bilhetes esgotados desde Dezembro. O preço dos bilhetes variava entre 130 e 180 euros.

Este ano, o festival bienal que se realiza desde 1997 recebe 500 pessoas do Japão, o país convidado desta edição.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar