Iraque já respondeu sobre levantamento de imunidade diplomática de filhos de embaixador

Augusto Santos Silva disse que a resposta das autoridades iraquianas será transmitida ao Ministério Público e remeteu para mais tarde uma "nota pública" sobre o assunto.

Foto
A resposta está ser "analisada", disse Augusto Santos Silva Enric Vives-Rubio

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou nesta sexta-feira que a embaixada do Iraque "já transmitiu a resposta" ao Governo português sobre o pedido de levantamento de imunidade diplomática dos filhos do embaixador iraquiano. Em causa está a agressão que ocorreu em Agosto na qual os filhos do embaixador agrediram um jovem de 17 anos, em Ponte de Sor.

"Sei que a embaixada do Iraque já transmitiu a resposta. Está a ser analisada, eu próprio a analisarei logo à tarde", afirmou Augusto Santos Silva a jornalistas, pouco depois de o gabinete de imprensa do seu ministério ter dito ao PÚBLICO que o Governo português aguardava uma resposta até sábado.

O chefe da diplomacia portuguesa adiantou que a resposta das autoridades iraquianas será transmitida ao Ministério Público e remeteu para mais tarde uma "nota pública" sobre o assunto.

Questionado sobre se a resposta ao pedido do Governo português foi positiva, o ministro apenas reiterou que "está a ser analisada".

À agressão que aconteceu a 17 de Agosto seguiu-se, no dia 25 de Agosto, um pedido de levantamento da imunidade diplomática de que gozam os dois suspeitos por serem filhos do embaixador do Iraque. O pedido foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros depois de o Ministério Público anunciar que queria interrogar os dois jovens por entender que estava em causa uma tentativa de homicídio.

“Em causa estão factos susceptíveis de integrarem o crime de homicídio na forma tentada”, explicava a Procuradoria-Geral da República, num comunicado com data de 24 de Agosto. “Face aos elementos de prova já recolhidos, na sequência de diligências de investigação efectuadas, considera-se essencial para o esclarecimento dos factos ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois suspeitos, que detêm imunidade diplomática”, referia o mesmo comunicado.

A 23 de Setembro, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países – Portugal e Iraque – encontraram-se em Nova Iorque. Nesse encontro, o ministro Ibrahim Al-Jaafari garantiu a Augusto Santos Silva que o seu país não se opunha à investigação aos filhos do embaixador em Lisboa e prometeu uma decisão para este mês de Outubro com a vinda de um emissário do Governo iraquiano a Portugal. Este emissário esteve em Portugal na semana passada. 

Sugerir correcção
Comentar