Incêndio obriga a retirar 700 pessoas de resort em Odemira

Fogo foi controlado pelos bombeiros ao início da noite deste sábado. 94 operacionais combateram as chamas e foi mobilizado um helicóptero.

Fotogaleria
A GNR de Odemira foi alertada pelas 17h45 Facebook de Filipa Oliveira
Fotogaleria
A GNR de Odemira foi alertada pelas 17h45 Twitter

Um violento incêndio atingiu na tarde deste sábado o resort Zmar Eco Campo, instalado a cerca de dez quilómetros da Zambujeira do Mar. A GNR de Odemira foi alertada pelas 17h45, confirmou aquela autoridade ao PÚBLICO, sendo que pelas 18h30 o fogo atingiu já as zona onde estão instalados os bungalows do eco-resort. Já pelas 20h15, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, de acordo com o Comando Operacional Distrital (CDOS) de Beja que garantiu não existirem feridos. Fonte do CDOS confirmou também que o edifício central deste complexo foi destruído pelas chamas.

De acordo com o major Carlos Bengala, do Comando da GNR de Beja, 94 bombeiros de várias corporações combateram as chamas com recurso a 24 viaturas de combate a incêndio. Pouco depois das 18h foi também mobilizado um helicóptero que estava na base do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR em Monchique. "Junto da unidade hoteleira existe uma zona densa de mato e os bombeiros temem que o fogo se alastre a essa área", dizia ainda durante a tarde o major Carlos Bengala. A GNR enviou para o local quatro patrulhas.

Também o oficial de serviço no Comando Geral da GNR, em Lisboa, confirmou ao PÚBLICO ter informações que apontam no sentido do incêndio ter começado na zona de restauração e garantiu igualmente que as autoridades procederam à evacuação do resort como medida de precaução. Foram retiradas do complexo mais de 700 pessoas, segundo o CDOS.

Contactadas pelo PÚBLICO, tanto as corporações de bombeiros de Vila Nova de Milfontes como de Odemira confirmaram terem sido mobilizadas para o combate ao fogo. 

Lucília Barradas, que circulava próximo do resort na altura em que começou o incêndio, contou ao PÚBLICO que naquela zona se observa uma densa nuvem de fumo negro vinda do centro da estância de turismo. Perto daquela zona estão mais de uma centena de quartos, segundo Lucília Barros.

O Zmar, inaugurado em 2010, ocupa uma área de 81 hectares e tem como princípio um conceito ecológico que prima pela sustentabilidade ambiental. O complexo turístico oferece lugares para campismo e bungalows de varias tipologias cuja construção assenta essencialmente em madeira. Os hospedes, e visitantes diários, têm ainda à disposição uma série de serviços que incluem um parque aquático, um parque infantil de diversões, um ginásio, um campo desportivo, um circuito de arvorismo e courts de ténis e Padel.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários