Homossexualidade: queixa contra psicóloga ainda sem decisão

Foto
Rui Gaudêncio

Um grupo de trabalho da Ordem preparou um documento com orientações aos psicólogos que, entre outros aspectos, defende que quando lida com pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans (LGBT) o profissional deve reconhecer “os limites que podem decorrer (...) dos seus valores pessoais” que possam interferir “com a sua isenção e objectividade”.

O mesmo documento também coloca a tónica na necessidade da formação e auto-avaliação, de modo a que o psicólogos trabalhem estas matérias, nomeadamente as da transexualidade, à luz do “conhecimento científico válido”. O “guia orientador” está neste momento em consulta pública. E resultará numa proposta formal da Ordem dos Psicólogos, avança o bastonário, Francisco Miranda Rodrigues.

Em Novembro de 2016 uma psicóloga comparou, numa entrevista, a situação de ter um filho homossexual com a de ter um filho toxicodependente. A Ordem decidiu então um abrir um inquérito. Mas não há resultados. “[A queixa] está ainda no conselho jurisdicional e em segredo de justiça”, informa o bastonário.

Sugerir correcção
Comentar