Há 18 anos que o Inverno não era tão quente

Nos próximos dias, as temperaturas vão subir até aos 30 graus, mas a chuva volta na quinta-feira.

Foto
Os portugueses não se podem queixar muito do mau tempo neste Inverno Miguel Manso

Não faltaram queixas de muitos portugueses por terem passado por um Inverno frio e chuvoso, mas na verdade não têm muita razão para lamentos. O Inverno de 2015/2016 foi o mais quente dos últimos 18 anos e o terceiro desde 1931.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu Boletim Climatológico, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março foram classificados como muitos quentes. Já em relação à quantidade de precipitação (chuva), o valor médio (414,0 milímetros) para Portugal continental foi acima do normal, mas “a distribuição regional das anomalias apresenta contrastes importantes”, pelo que, no geral, o Inverno foi considerado normal em relação a anos anteriores.

“A temperatura média no trimestre foi de 10.90°C (graus Celcius), superior em mais 1,25ºC relativamente ao normal. […] A temperatura mínima foi a sétima mais alta desde 1931 e a mais elevada dos últimos 15 anos”, revela o IPMA.

O Boletim Climatológico mostra que o mês de Fevereiro foi "o mais chuvoso e o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do valor normal”.

O menor valor da temperatura mínima (-5,2ºC) foi registado a 16 de Fevereiro nas Penhas Douradas e o maior valor da máxima (24,7ºC) ocorreu a 4 de Dezembro em Aljezur, no distrito de Faro. Já o maior valor da quantidade de precipitação em 24 horas (184,2 milímetros) foi registado a 13 de Fevereiro em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

Sol de pouca dura

Em relação à previsão meteorológica para os próximos dias, esta vai ser marcada por tempo quente, com as temperaturas máximas a chegarem aos 30ºC já nesta terça-feira, mas a chuva vai regressar na quinta-feira, com as temperaturas a descerem entre 7ºC a 10ºC.

“O céu vai estar limpo hoje [segunda-feira] e terça-feira, sendo que para o final do dia de amanhã [terça-feira] estamos a prever já um aumento de nebulosidade no Algarve. Na quarta-feira, apesar de ainda ser um dia quente, já vamos ter bastante nebulosidade”, avançou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA.

A especialista salientou que, a partir de quinta-feira, a temperatura máxima vai descer e vai regressar a precipitação. “Vamos ter uma descida significativa. Em alguns locais, em particular do litoral, as descidas poderão atingir os 10ºC”, acrescentou. No que diz respeito às mínimas, a tendência é para uma subida, mas mais ligeira.

“A próxima noite ainda vai ser relativamente fresca, mas depois, de terça-feira para quarta-feira, vão ser mais amenas e deverão manter-se mais amenas até ao fim de semana”, disse.

As temperaturas mínimas vão variar entre os seis e os 17 graus Celsius, podendo ser mais baixas nas regiões do interior. com Lusa

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários