GNR resgatou 40 pessoas no mar Egeu na segunda-feira

“Não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues às autoridades locais em segurança”, explica a corporação

Foto
AFP/ANGELOS TZORTZINIS/Arquivo

Militares da GNR resgataram na segunda-feira, no mar Egeu, 40 pessoas que viajavam numa embarcação para tentar chegar à Grécia.

O resgate dos passageiros, entre os quais se contavam dez menores, ocorreu durante a madrugada nas proximidades da ilha de Chios. Todas as pessoas foram transportadas em segurança para terra.

A embarcação tinha problemas de navegação, explicou a GNR, porque o lado esquerdo estava parcialmente esvaziado. O barco semi-rígido encontrava-se a duas milhas da costa grega, entre a Grécia e a Turquia.

“As pessoas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues às autoridades locais em segurança”, explica a corporação em comunicado.

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro da GNR estão destacados na Grécia no âmbito da missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).  

Na missão na ilha de Chios estão, desde 1 de Abril, 11 militares desta corporação, que ali ficarão até ao final de Agosto. No ano passado, numa operação idêntica, a GNR detectou mais de três mil imigrantes ilegais e socorreu 1265 pessoas. 

Sugerir correcção
Comentar