Formando uma parceria para o futuro da indústria dos media

Pessoalmente, estou apaixonadamente optimista com o futuro da indústria de notícias

Hoje, os media são uma presença diária nas nossas vidas. Nunca se consumiu tantas notícias e informação. O vasto ecossistema aberto da Internet originou muitas vozes novas e permitiu às vozes tradicionais atingirem novos públicos globais. Mas a Internet também mudou o nosso relacionamento com os media.

Expressamos as nossas ideias. Expressamo-las com os nossos amigos. Debatemos os nossos pontos de vista em espaços públicos virtuais. Não consumimos apenas media. Vivemos no seio dos media.

Este novo ecossistema de media é dramaticamente diferente daquele mundo que existia antes da Internet. As empresas de media pré-digital precisam agora de ajustar os seus produtos e estratégias às oportunidades novas e diferentes do nosso mundo digital.

A Google e os publishers partilham uma causa comum. Ambos valorizamos e dependemos de um ecossistema aberto de livre expressão e de conhecimento. É a web que permite simultaneamente à Google e aos publishers encontrarem e desenvolverem novos públicos para produtos existentes — e de grande importância —, encontrar e desenvolver públicos para novos produtos que os publishers digitais e empreendedores criam. Temos ambos um interesse comum na viabilidade e na saúde de uma Internet e web abertas. A Google e os publishers estão nisto juntos.

Foram estes objectivos comuns que nos levaram a criar a Digital News Initiative em 2014, o primeiro consórcio envolvendo publishers e tecnologistas da Google comprometidos em trabalhar para lidar com as principais oportunidades e desafios enfrentados pela indústria de notícias na transição para o digital. Juntos já lançamos novos produtos como o projecto Accelerated Mobile Pages em código aberto, formámos mais de 20 mil jornalistas e editores e disponibilizámos 27 milhões de euros dos 150 milhões previstos para financiamento de projectos inovadores de notícias.

Há algumas semanas, em Espanha, este mesmo espírito de parceria resultou num acordo de colaboração estratégica para promover a inovação digital entre a Asociación Espanola de Editores de Publicaciones Periódicas (AEEPP) e a Google com foco no mobile, análise de dados e na criação do grupo de trabalho Digital Lab @AEEPP) para fomentar o diálogo e partilha de conhecimento entre ambas as entidades.

Os media tradicionais já começaram a utilizar a tecnologia para inovar e se ligarem a novos públicos. Um bom exemplo é o El País e a sua primeira reportagem em realidade virtual sobre Fukushima que, pelo seu carácter inovador, recebeu o segundo prémio nos Lovie Awards.

A revolução digital dos últimos 25 anos mudou a forma como comunicamos, como nos expressamos e como apreendemos o mundo que nos rodeia. Sim, há desafios. Mas, pessoalmente, estou apaixonadamente optimista com o futuro da indústria de notícias. Existem tantas ferramentas e recursos para aproveitar e tirar partido e tanto trabalho digital impressionante a ser feito que se pode concluir facilmente que o futuro do jornalismo será mais luminoso do que no passado.

À medida que avançamos, estou ansioso — e, mais importante, a Google está ansiosa — em continuar a colaborar, a trabalhar em conjunto em diálogo com o ecossistema de notícias, de modo a potenciar a inovação e a experimentação que são cruciais para se atingir o sucesso sustentável e de longo prazo.

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