Família síria de Alepo acolhida terça-feira em instituição social de Baião

Casal, ele de 29 anos e ela 31, e os seus três filhos, de três, quatro e seis anos, que vão ficar instalados no centro de noite da instituição Cecajuvi.

Foto
Refugiados chegaram a Portugal da cidade síria de Alepo Rodi Said/ Reuters

Uma família de refugiados sírios, oriunda de Alepo, vai ser acolhida, na terça-feira, em Baião, avançou esta segunda-feira à Lusa fonte da instituição de solidariedade social receptora.

Trata-se de um casal, ele de 29 anos e ela 31, e os seus três filhos, de três, quatro e seis anos, que vão ficar instalados no centro de noite da instituição Cecajuvi, na freguesia de Santa Leocádia. Os cinco elementos estão desde Fevereiro de 2016 num centro de acolhimento de refugiados, na Grécia.

Liliana Soares, directora técnica da Cecajuvi, disse à Lusa que a instituição, integrada na Plataforma de Refugiados (PAR), está preparada para receber e integrar a família na comunidade local. "A família vai ficar connosco dois anos, durante os quais iremos colocar em prática um projecto de integração social, que passa por colocar as crianças nas escolas e tentar arranjar uma casa para a família", explicou.

Ao longo desse período, o projecto propõe-se arranjar um médico de família e inscrever os seus elementos nos serviços de finanças e emprego.

O centro de noite de Santa Leocádia, um investimento de 75 mil euros, foi inaugurado em 2014, mas nunca teve utentes. No final de 2015, a instituição inscreveu-se na Plataforma de Refugiados, acolhendo agora a primeira família. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários