Face Oculta: três horas à espera de um acórdão que não chegou

Esta quarta-feira apenas foram conhecidas 12 das 1152 páginas do acórdão da Relação no processo Face Oculta. Ninguém teve conhecimento dos fundamentos invocados pelos juízes que decidiram os recursos.

Foto
Os juízes da Relação numa das sessões de julgamento dos recursos Adriano Miranda

A leitura da decisão do Tribunal da Relação do Porto no processo Face Oculta estava marcada para esta quarta-feira às 14h30. Mas logo à chegada todos perceberam que, como é habitual, os três juízes que reanalisaram o caso apenas depositariam o acórdão na secretaria. Cerca de uma dezena de advogados e ainda mais jornalistas tiveram que esperar mais de três horas por um acórdão que não chegou.

Às 17h30, já a secretaria da Relação estava fechada havia uma hora e meia, e um funcionário chamou os advogados para consultarem uma tabela que apenas os informava se os respectivos recursos tinham sido “providos”, “parcialmente providos” ou “negado o provimento”. Só depois disso as tais tabelas foram afixadas, já depois do advogado de Armando Vara admitir à saída que o recurso do seu cliente tinha sido indeferido, o que significava que a condenação tinha sido confirmada. Além daquela informação, as pautas só adiantavam que todos os recursos tinham sido decididos por unanimidade. 

Mas a espera dos advogados (e de pelo menos um arguido que optou por esperar no interior do carro junto do Palácio da Justiça do Porto) não lhes valeria sequer o acesso ao acórdão, deixando vários defensores indignados depois de uma espera de três horas. O documento não foi entregue a nenhumas das partes do processo: arguidos, assistentes e Ministério Público. Isso mesmo foi confirmado pelo procurador-geral adjunto que acompanhou o caso na Relação e que a meio da tarde se juntou ao grupo de advogados e jornalistas.

Na página da Internet da Relação do Porto foi divulgado perto das 18h a decisão relativa a cada um dos arguidos, com a indicação das penas revistas e das absolvições. Os fundamentos, no entanto, só serão conhecidos nos próximos dias, já que as notificações seguirão por correio. O acórdão da primeira instância tinha 2781 páginas, o da Relação tem 1152. Só as últimas 12 foram conhecidas esta quarta-feira.  

Sugerir correcção
Comentar