Ex-vice-presidente da Câmara de Braga conhece medidas de coacção no domingo

Foto
Vítor Sousa foi o candidato do PS à presidência da Câmara de Braga nas últimas autárquicas Adriano Miranda/Arquivo

As medidas de coacção dos cinco arguidos no processo de alegada corrupção relacionada com compra de autocarros para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), entre os quais o ex-vice-presidente da câmara, Vítor Sousa, serão conhecidas só neste domingo.

A informação foi confirmada por um dos advogados do processo. Artur Marques, citado pela Lusa, explicou que os interrogatórios aos arguidos, que duravam desde sexta-feira, terminaram cerca das 19h00 deste sábado. “Os interrogatórios correram muito bem, na perspectiva da defesa e da justiça”, referiu Artur Marques, advogado de Vítor Sousa, ex-vice-presidente da Câmara de Braga e ex-administrador dos TUB.

O advogado disse ainda ter “alguma esperança” de que as medidas de coacção não sejam “muito gravosas”, considerando que os esclarecimentos prestados pelos arguidos “alteraram os pressupostos” que levaram à sua detenção.

Além de Vítor de Sousa, foram também detidos dois outros responsáveis dos TUB e dois “altos quadros” da empresa alemã MAN. A detenção ocorreu no cumprimento de mandados emitidos no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público - Departamento de Investigação e Acção Penal de Braga.

Os arguidos estão indiciados pela prática de crimes de corrupção em prejuízo do comércio internacional e de administração danosa. Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, os administradores dos TUB terão recebido “várias centenas de milhares de euros” como “contrapartidas” por alegadamente beneficiarem a MAN na aquisição de autocarros.

Ainda de acordo com a PJ, aqueles responsáveis dos TUB “presumivelmente viciaram, durante cerca de meia dúzia de anos, os procedimentos concursais para aquisição de viaturas pesadas de transporte de passageiros”. A ideia seria “beneficiar” a MAN, empresa que também foi constituída arguida neste processo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários