Ex-aluno ataca professora com machado na Universidade de Coimbra

Jovem de 33 anos, a quem foi cortada a bolsa, entrou nas instalações do Departamento de Física e ameaçou funcionários dos serviços académicos antes de entrar no gabinete da docente. Outro aluno enfrentou agressor e defendeu a professora.

Foto
Sérgio Azenha

Revoltado com o corte da bolsa de doutoramento, um jovem irlandês, de 33 anos, entrou na tarde desta segunda-feira num gabinete do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde frequentou um mestrado, e agrediu uma professora com um pequeno machado.

A docente, com 54 anos, foi atingida com dois golpes num braço. Os ferimentos só não foram mais graves porque um outro jovem estava no gabinete e interveio em defesa da professora, enfrentando o agressor. A PSP foi chamada ao local e deteve o ex-aluno que já tinha sido manietado por alunos e professores daquele departamento.  O jovem não explicou o que o motivou a agredir a professora.

O agressor já teria feito “algumas ameaças nos serviços académicos” da Universidade de Coimbra (UC) antes de irromper no gabinete da professora pouco antes das 15h, disse ao PÚBLICO a assessora de imprensa da instituição, Cristina Pinto. A mesma fonte, que sublinhou que o jovem não “se terá conformado com o corte da bolsa”, não conseguiu avançar qualquer explicação para o ataque àquela professora em concreto, nem confirmar se o agressor fora aluno da vítima. Certo é que a decisão do corte da bolsa foi da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entidade estranha à Universidade de Coimbra.

O jovem irlandês ingressou na Universidade de Coimbra no ano lectivo de 2008/2009. Frequentou então um mestrado. A última vez que esteve matriculado foi no ano lectivo de 2012/2013.

“O ex-aluno sempre foi tido como problemático, mas nunca revelou qualquer comportamento que permitisse prever este desfecho”, acrescentou a assessora. A professora foi levada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O Departamento de Física requereu, entretanto, ao reitor da UC, João Gabriel Silva, que, face ao sucedido, interdite o acesso do ex-aluno às instalações da instituição. O agressor não poderá ser, porém, alvo de qualquer processo disciplinar, uma vez que já não é aluno desta universidade, sublinhou a assessora de imprensa.

O jovem, que passará a noite nos calaboiços da PSP, será ouvido terça-feira pelas 10h no Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra e só depois será presente a um juiz de instrução criminal para aplicação das eventuais medidas de coação. 

Sugerir correcção
Comentar