Época balnear abre progressivamente até 15 de Junho

Como vem sendo hábito nos últimos anos, o concelho de Cascais é desde o hoje o primeiro concelho do país com vigilância nas praias.

Foto
Portugal tem 250 quilómetros de praias vigiadas e 350 quilómetros de praias não vigiadas Miguel Manso

A época balnear começou neste domingo em Cascais e até 15 de Junho todas as praias vigiadas estarão "abertas", com 4100 nadadores salvadores, espaços que devem ser preferidos aos 350 quilómetros sem vigilância, aconselha o Instituto de Socorros a Náufragos.

"A época balnear começa por regiões, isto é, a primeira região do país a começar a época balnear foi Cascais" e, a partir de agora, "progressivamente até dia 15 de Junho, vão abrir o resto das praias a nível nacional, havendo a abertura da maioria a 1 de Junho", disse à agência Lusa o presidente do instituto, Nuno Leitão.

"A nível nacional, temos cerca de 1250 unidades balneares de jurisdição marítima, o que corresponde a uma exigência de nadadores salvadores na ordem de 4100", em plena época balnear, relatou.

O presidente do Instituto disse que Portugal tem "cerca de 250 quilómetros de praias vigiadas e uma extensão de praia não vigiada de cerca de 350 quilómetros".

A data de abertura da época balnear em cada concelho é proposta pela respectiva autarquia consoante as condições meteorológicas da região e depois publicada em portaria conjunta, dos ministérios do Ambiente e da Defesa, o que, referiu Nuno leitão, "deverá ocorrer eventualmente esta semana".

"Compete às autarquias, junto da Agência Portuguesa do Ambiente, proporem os períodos de época balnear, no final de cada ano, para [definição de] toda a parte de monitorização de qualidade das águas, articulação com os concessionários e com as infra-estruturas camarárias [de modo a que] possam abrir nessa altura específica", resumiu o responsável.

Assim, as praias do Sul do país abrem a época balnear mais cedo, como Cascais, que marcou o início hoje, ou Albufeira, que marcou para 15 de Maio a abertura oficial, mas a norte fica agendada para mais tarde.

"A maioria das praias a norte da Ericeira vão abrir a partir de 15 de Junho, data a partir da qual todas as praias [vigiadas] a nível nacional ficam com obrigatoriedade" de ter os nadadores salvadores para garantirem a assistência balnear aos banhistas que frequentam esses espaços, explicou o presidente do Instituto de Socorros a Náufragos.

Nas regiões autónomas, a maior parte das praias abrem a época balnear a 1 de Junho.

Um dos conselhos repetidos pelo Instituto de Socorros a Náufragos é que os banhistas devem escolher praias vigiadas, que garantem assistência por pessoal qualificado e indicações sobre o estado do mar e os perigos que representa.

Visando reduzir o risco para aqueles que preferem frequentar praias não vigiadas, a Autoridade Marítima Nacional tem projectos com entidades privadas de reforço da vigilância nesses 350 quilómetros e vai desenvolver campanhas de sensibilização, além de dar formação aos surfistas para "serem uma mais-valia no que respeita a salvamentos".

No ano passado, salientou o responsável, em áreas não vigiadas, foram efetuados cerca de 80 salvamentos por surfistas que estavam na praia e "foram o único apoio que os banhistas tiveram ao frequentar áreas não vigiadas".

 

Sugerir correcção
Comentar