DGS recomenda cuidados especiais a viajantes com destino à Ásia

Nova variante da gripe A, de origem aviária, já fez oito mortes na China.

Foto
Mais de 20 pessoas foram contaminadas com a nova estirpe do vírus AFP

Os viajantes portugueses com destino à China e outros países asiáticos com casos de gripe A devem evitar contacto directo com aves, nomeadamente em mercados, e devem também reforçar a higiene das mãos, recomenda o director-geral da Saúde, Francisco George, num comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O aparecimento de uma nova estirpe do vírus da gripe A (H7N9), de origem aviária, foi notificado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças no passado dia 1 de Abril.

A fonte de infecção e o modo de transmissão do vírus ainda não foram identificados, nem há registo de casos de transmissão entre pessoas. Na China há 26 casos confirmados, dos quais resultaram oito mortes.

Em Portugal e na Europa não há, até há data, conhecimento de pessoas infectadas com esta variante da gripe aviária. Também não existem avisos internacionais que limitem viagens ou trocas comerciais com a China.

Para além dos conselhos aos viajantes, a Direcção-Geral da Saúde emitiu também algumas recomendações para profissionais de saúde e disponibilizou um documento que permite notificar casos de “doença respiratória aguda grave” em doentes que, nos últimos dez dias, “tenham estado na China ou em outros países onde circulem vírus de origem aviária”.

Sugerir correcção
Comentar