DGS tem recebido 10 notificações por dia de casos de Hepatite A

Direcção-Geral de Saúde está a trabalhar com organismos homólogos de toda a Europa. O surto identificado em mais de 10 países poderá ter tido origem na Holanda.

Foto
Até esta terça-feira, tinham sido notificados 105 casos, um número que, de acordo com o director-geral da Saúde Francisco George, poderá entretanto já ter aumentado. NFS - Nuno Ferreira Santos

A Direcção-Geral de Saúde encontra-se reunida para analisar o actual surto de hepatite A em Portugal.

Até esta terça-feira, tinham sido notificados 105 casos, um número que, de acordo com o director-geral da Saúde Francisco George, poderá entretanto já ter aumentado. “Temos tido uma notificação diária de cerca de 10 casos novos”, afirmou o director-geral da Saúde, em declarações à RTP.

Desde Janeiro, mais de 100 pessoas foram diagnosticadas com esta doença, quase todos na região de Lisboa e Vale do Tejo. A maior parte dos diagnósticos foram feitos na comunidade dos homens que fazem sexo com homens.

Francisco George explica que a actividade epidémica da doença, que “no nosso país tinha sido praticamente eliminada”, está relacionada com a exposição a um risco “ao que tudo indica sexual, não por falta de protecção do acto sexual em termos clássicos mas de comportamentos de risco”.

O principal modo de transmissão desta doença é por via fecal-oral, e o director-geral da Saúde explica que em causa poderão estar “práticas de comportamento de sexo oral com mais risco”, nomeadamente quando o sexo oral permite “a transmissão do vírus eliminado de forma anal, rectal”, em contexto de práticas sexuais prolongadas com múltiplos parceiros.

Francisco George afirma que a DGS está a trabalhar com organismos homólogos "de toda a Europa", onde no conjunto de vários países já foram identificados "centenas de casos".

"No ano passado na Europa começou-se a assistir a esta actividade anormal da doença. Parece ter tido origem na Holanda e espalhou-se depois para outros países. O Reino Unido foi o primeiro a reportar um aumento do número de casos e, actualmente, são cerca de 13 países que reportam este aumento, incluindo Portugal. Para lhe dar uma noção da grandeza, no ano passado tínhamos nesta altura seis casos reportados e agora temos uma centena", explicou à agência Lusa, na terça-feira, a directora do programa nacional para as hepatites virais da DGS, Isabel Aldir.

A 23 de Fevereiro, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) publicou um relatório onde dava conta que, desde Fevereiro de 2016, houve 287 casos confirmados de Hepatite A em 13 países da União Europeia, como Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha. A maioria dos casos reportados eram de homens adultos que têm sexo com outros homens. Apenas nove mulheres tinham sido afectadas.

Num documento com orientações clínicas para os médicos, divulgado pela DGS, explica-se que “a situação epidemiológica em Portugal modificou-se, sobretudo, a partir de 1980, altura em que grandes obras públicas de saneamento tiveram lugar”, o que conduziu a uma redução progressiva da incidência da doença e do risco de a adquirir.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários