Detido português ligado a rede criminosa internacional de phishing

Homem de 45 anos trabalhava para uma rede de crime organizado focada no branqueamento de capitais proveniente de transferências bancárias ilícitas.

Foto
fau fabio augusto

Um cidadão português foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por acesso ilegítimo a transferência bancárias, burla informática e branqueamento de capitais, no âmbito de uma rede internacional de crime organizado, informou esta segunda-feira a PJ.

Segundo os investigadores, o detido de 45 anos, apoiava activamente o trabalho de uma rede internacional de crime organizado focada no branqueamento de capitais proveniente de transferências bancárias ilícitas de vítimas, conhecida na gíria como phishing.

A PJ prossegue as investigações para apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes e sublinha a necessidade de os utilizadores bancários não indicarem senhas de acesso e seguirem os conselhos dos seus bancos quanto a questões de segurança.

O detido foi submetido a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medida de coacção.

A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ sob a direcção do Ministério Público.

Sugerir correcção
Comentar