Descarrilamento interrompe Linha do Douro até segunda-feira

Composição saiu da linha na estação de Livração, Marco de Canavezes, ao início da tarde.

Foto
Paulo Pimenta

A circulação de comboios na linha do Douro só deverá ser retomada na segunda-feira, depois de um descarrilamento ao início da tarde deste domingo ter interrompido o serviço ferroviário. O acidente aconteceu à entrada da estação de Livração, no concelho de Março de Canaveses, não tendo causado feridos.

Duas carruagens de um comboio que fazia o serviço entre a Régua e o Porto saíram da linha na entrada da estação, numa zona em que é feita a mudança de agulha – a composição abandona a via única em que é feito o percurso habitual, entrando nas linhas múltiplas que servem a plataforma ferroviária. A composição circulava já a uma velocidade reduzida.

O descarrilamento aconteceu cerca das 12h deste domingo e obrigou à suspensão da circulação ferroviária entre a estação de Livração – a cerca de dez quilómetros de Amarante – e a estação de Marco de Canaveses. "Foram encontrados danos na via”, revelou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal, que gere a rede de caminho-de-ferro. Esses problemas necessitam de reparação, o que atrasou a reabertura do serviço ferroviário, previsto apenas para segunda-feira.

A CP está a proceder ao transbordo de passageiros entre as estações de Livração e Marco de Canaveses através de autocarros e vai manter essa solução até à reabertura à normal circulação da via.

Este não é o primeiro descarrilamento recente na linha do Douro, que tem tido uma concentração de acidentes sobretudo nos meses de Inverno. Há um ano, um comboio saiu da linha junto à estação de Mosteiró, em Baião, não causando vítimas. Em Janeiro de 2014, um outro descarrilamento, na zona de Marco de Canaveses, provocou quatro feridos.

Sugerir correcção
Comentar