Crianças dedicam meia-hora do dia a tarefas domésticas

Foto
Jogar computador é mais evidente junto das crianças únicas na família David Clifford

As crianças entre os seis e os 14 anos dedicam a maior parte do seu tempo às tarefas escolares e aos tempos livres, disponibilizando apenas 2,6 por cento do seu dia às tarefas domésticas e à família, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgado hoje.

A maioria do tempo das crianças é ocupado pelo sono (uma média de pouco menos de dez horas por dia), actividades escolares e extracurriculares (seis horas), actividades de tempo livre (cinco horas) e refeições (duas horas).

A higiene (47 minutos) e as actividades domésticas e em família (37 minutos) são ocupações residuais.

Segundo o estudo, as crianças ajudam essencialmente na preparação das refeições, a pôr a mesa, a lavar a louça, na arrumação da casa e nas compras. À medida que as crianças crescem a sua participação aumenta, principalmente entre as raparigas. Em famílias com um único filho, as crianças participam mais nas tarefas domésticas.

Também a tipologia de família influencia a participação das crianças em actividades domésticas e de lazer. Nas famílias monoparentais as crianças são poupadas a algumas tarefas domésticas, ajudando mais na preparação das refeições, mas menos na arrumação e limpeza da casa; por outro lado, estas crianças têm menos tempo livre do que as crianças que vivem em famílias constituídas por um casal.

Crianças têm reduzida diversidade de actividades de lazer

Nas mais de cinco horas que as crianças dedicam aos tempos livres, a televisão é a forma dominante de passar o tempo, além de que a diversidade de actividades de lazer é relativamente reduzida.

O desporto é mais evidente nas crianças de famílias com outras enquanto que as actividades de leitura, ver televisão e jogos de computador são mais evidentes nas crianças de famílias em que a criança é única.

As crianças cujos pais têm um nível de educação mais elevado dedicam mais tempo a actividades de estudo e menos tempo a ver televisão e a brincar.

Sugerir correcção
Comentar